KMW + NEXTER – Alemanha e França Unidas nos Carros de Combate

Um assunto que tem sido recorrente nos últimos 15 anos, a unificação da indústria de defesa da Europa deu um passo decisivo com anúncio de hoje.
 
Impensável há alguns anos com um possível carro de combate franco-germânico agora poderá ser realidade. A tentativa anterior os anos 60 de um carro único para França-Alemanha-Reino Unido, levou à produção de três carros diferentes: AMX30, Leopard 1 e Chieftain.
 
Os franceses sofreram um grande baque com a chegada tardia de seu MBT o LeClerc. Após o mercado ter sido divido entre os americanos com o M-1 Abrams e as gerações Leopard1 e 2.
 
Assim, além do Exército Francês só os Emirado adquiriam o carro francês. Trabalhando com  os excedentes do Exército Alemão e de outros países a empresa KMW (formada em1999 coma fusão da KraussMaffei e Wegmann), conseguiu dominar o mercado de carros de combate mundial.
 
Porém, até par aos alemão a constante redução dos orçamentos leva as empresas nacionais a procurarem caminhos para sobrevirem em um ambiente mais hostil do que os campos de batalha.
 
A associação KMW e NEXTER já é comentada há algum tempo, porém o grande problema é que a NEXTER é uma empresa estatal. Descendente da outrora poderosa GIAT (Group Industriel des Armaments Terrestres). A KMW é praticamente uma empresa familiar, Familia Bode.
 
As duas empresas têm interesses no Brasil.

A KMW instalou inclusive uma planta industrial em Santa Maria, RS, para apoio logístico às Viaturas Blindadas de Combate Leopard 1 A5BR.
 
A NEXTER fez há duas semanas um acordo estratégico coma empresa AVIBRAS para a possível oferta ao Exército Brasileiro do sistema CAESAR e sua industrialização no Brasil.
   
Comunicado Oficial KMW – NEXTER
 
Munique/Versailles, 01 Julho 2014. – A Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e a NEXTER Systems (Nexter), duas empresas européias líderes no campo d equipamentos terrestres, planejam associar-se para o caminho à frente.
 
Neste 1º Julho 2014, em Paris, os representantes das empresas Alemã e da Francesa assinaram uma “Heads of Agreement”. A aliança dos dois grupos sob um mesmo guarda-chuva em uma joint-venture de tecnologia de defesa Franco-Germânica com um turnover de 2 Bilhões de Euros,e um Backlog de 6,5 Bilhões de Euros e mais de  6,000 empregados.
 
A KMW, NEXTER e os seus proprietários  consideram este passo como decisivo na consolidação da tecnologia de defesa na Europa. Seu novo alinhamento estratégico torna possível reter empregos e capacidades no coração da União Européia. O portfólio de produtos das duas companhias e suas presenças regionais no mercado global são complementares. A aliança da KMW e da NEXTER cria um grupo com o momento e a força da inovação requerida para sobreviver e prosperar na competição internacional e oferecer ao seus aliados, da Europa e clientes da OTAN,  a oportunidade de aumentar a padronização e interoperabilidade de seus equipamentos de defesa, com uma Base Industrial confiável.
 
NEXTER S. A. é proprietária da empresa estatal francesa GIAT Industries S. A.
Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG  é proprietária da Wegmann GmbH & Co,  Kassel.
 
Para a pretendida unificação das duas empresas, será feita através da unificação das suas ações  em uma “joint holding company”.
 
Cada parte receberá 50% das ações da holding, as quais serão as únicas proprietárias  na KMW e NEXTER. A governança da  “companhia holding” levará em conta o balanço entre os dois acionistas, os quais serão investidores no novo grupo combinado com uma perspectiva industrial de longo prazo.
 
A data para a aliança é início de 2015. Neste período os dois parceiros estarão sujeitos a processos de “due diligence”.
 
O projeto de aliança estará sujeito a aprovação legal e de entidades de regulação.

Matéria Relacionada

CAESAR – AVIBRAS e NEXTER Link
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter