Santa Maria – Novo horizonte na cidade

Juliana Gelatti


Em um momento em que os santa-marienses não tinham muitos motivos para esperar uma guinada no desenvolvimento econômico, um conjunto de boas notícias chegou para movimentar as expectativas dos empreendedores da cidade: a criação de um grande centro de treinamento para combate com o uso intensivo de simuladores de alta tecnologia, com o investimento de R$ 500 milhões e a vinda de cerca de mil militares a mais para Santa Maria e Rosário do Sul.

Para o empresário Carlos Costabeber, que tem nos militares um dos principais públicos-alvo da sua concessionária, esses investimentos abrem portas para o desenvolvimento do turismo, da tecnologia, do comércio e dos serviços locais, na área imobiliária e com a vinda de empresas de fora para a região. É um cenário em que será provada a capacidade empreendedora dos santa-marienses.

Já o gestor executivo do Arranjo Produtivo Local (APL) Centrosoftware, Santos Viana, acredita que o primeiro ganho que a cidade já está tendo é a forte articulação entre o poder público, os empresários e as universidades para transformar a cidade em um polo de conhecimento e de defesa, oferecendo cursos e oportunidades de qualificação para quem entrar em contato com a cidade de diferentes formas:

– Estamos trabalhando muito para construir um cenário em que as nossas empresas, que ainda são pequenas, cresçam e possam atender às grandes demandas que estão surgindo. É um sonho que já tem bases sólidas na realidade, como o convênio que foi firmado entre a UFSM e o Exército. Eu vislumbro um cenário em que nossas empresas de tecnologia da informação (TI) estarão fornecendo inovação para o centro de simulação _ conta Viana.

O prefeito Cezar Schirmer é cauteloso, mas não esconde o entusiasmo com os resultados positivos das prospecções de sua administração:

– Estamos no caminho certo. Santa Maria ingressou em um círculo virtuoso. Estamos otimistas com todas essas movimentações e sinalizações de investimentos, agora, é preciso manter a cautela.
 

Santa Maria será referência na América Latina

Até o final do ano Santa Maria será a capital gaúcha dos militares


Até o fim do ano, Santa Maria será a sede da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), concentrando o comando de mais de 23 mil militares e se consolidando como o polo com o maior efetivo e o poder de fogo da América Latina. Resta à região aproveitar o montante de recursos e de pessoas qualificadas que chegarão a mais, e também a fama que a região conquistará no meio militar.

Para o coronel Almeida Rosa, que trabalha na comunicação da 3ª DE, a cidade já está sendo percebida e identificada, no Brasil, como um centro de treinamento, sobretudo pela presença do Centro de Instrução de Blindados. Mas ele acredita que, com o tempo, será uma referência internacional:

– Daqui a alguns anos, será comum falar de Santa Maria em qualquer lugar do mundo. Dois dos três tipos de simulação que serão possíveis no CAA-Sul já são feitas aqui há muito tempo, que é a construtiva, para os comandantes, e a virtual. O que o centro possibilitará é a simulação viva, no campo, e a integração das três. E o Brasil quer fazer isso com tecnologia própria. Se conseguir isso, mesmo que nossas fábricas não exportem, criaremos uma expectativa nos outros países.

Para o coronel Giovany Carrião, coordenador do Núcleo do CAA-Sul, investir nesse tipo de centro significa garantir a paz:

– É o que chamamos de poder de dissuasão. Um país que saiba que temos um centro como o que teremos em Santa Maria pensará algumas vezes antes de permitir algum tipo de conflito com o Brasil.

– O eixo formado por Santa Maria e Rosário do Sul está ficando muito importante para o Exército e para a Força Aérea nos últimos anos. É uma mostra da tendência de que, aos poucos, as Forças Armadas devem começar a concentrar as suas unidades, pelo menos no treinamento. E, como é raro de se ver, a cidade acordou para isso e está sabendo aproveitar, enviando representantes para eventos e se inserindo no ambiente em que os investimentos acontecem _ diz o editor da Agência de Notícias DefesaNet, Nelson Düring.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter