ABIMDE e IdD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais de Portugal assinam protocolo de intenções entre os países

Durante a LAAD 2019, a ABIMDE e a idD – Plataforma das indústrias de Defesa Nacionais de Portugal, promoveram um encontro entre as entidades que possuem os mesmos objetivos – contribuir para o desenvolvimento das empresas que atuam no segmento de Defesa dos seus respectivos países.

O evento “Workshop – as oportunidades no âmbito das indústrias de defesa entre Brasil e Portugal” contou com a presença do presidente da ABIMDE, Roberto Gallo; do presidente do Conselho de Administração da idD, Major-General Henrique Castanheira Macedo; e do secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Marcus Degaut, representando o Ministério da Defesa do Brasil; além do público-alvo do evento –  os empresários brasileiros e portugueses que puderem trocar experiências e debater oportunidades.

Um dos momentos mais importantes do evento foi a assinatura de um acordo de intenções entre os países assinado pelo presidente da Associação e o presidente do Conselho de Administração do órgão português.

Na opinião do secretário Degaut, Portugal é a porta de entrada para América Latina e para a Europa e que, por isso, é preciso, trabalhar com afinco para identificar oportunidade.

“Oportunidades não apenas de negócios e transações comerciais, mas de transformarmos essas operações comerciais e financeiras em estratégias muito mais amplas para os dois países. Estratégias de desenvolvimento que podem começar pelo setor de Defesa, um setor que tem potencial de geração de emprego, renda e tecnologia. Contem com o Ministério da Defesa e o Seprod”.

De acordo com o Roberto Gallo, o documento simbólico representa o início à uma nova fase de relacionamento e de ações conjuntas entre as nações e as indústrias de Defesa do Brasil e de Portugal.

Para o Major-General Henrique Castanheira Macedo, o primeiro passo nessa aproximação foi dado em 2017, com a realização do DID – Diálogo da Indústria de Defesa Brasil – Portugal, e que esse protocolo de intenção é, sim, muito importante, do ponto de vista institucional. “Mas, mais importante que isso, é o apoio para os desafios do dia a dia. Por isso, uma das estratégias é criar uma relação próxima e intensa com os Ministérios da Defesa e as indústrias”.

Também participou do evento o Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Alberto Coelho.

 “Colaborar, compartilhar, difundir boas práticas e promover medidas que sejam de interessantes mútuos são fatores determinantes para um efetivo relacionamento bilateral. É meu entendimento que a assinatura protocolo é uma oportunidade para atingirmos todos esses propósitos e reforçarmos as relações no âmbito da Defesa. Desejo sucesso para as duas organizações neste processo de cooperação bilateral.

Sobre a idD

A idD- Plataforma das Indústrias de Defesa tem como responsabilidade a implementação de estratégias nacionais para promoção externa da BTID – Base Tecnológica e Industrial de Portugal. O objetivo é contribuir para que Portugal seja produtor e exportador de tecnologia e serviços no âmbito da Economia de Defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter