COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2017 - Aviação

12 de Abril, 2017 - 16:30 ( Brasília )

Utilitário multitarefas é aposta de Pacific Aerospace para o mercado latino-americano


Utilitário multitarefas é aposta da empresa neozelandesa Pacific Aerospace Ltd para o mercado latino-americano, apresentado durante a 11ª LAAD Defence & Security, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, no Riocentro, Rio de Janeiro, de 4 a 7 de abril.

Desde que a Pacific Aerospace Ltd (PAL) começou a produzir aeronaves em 1954, na sua planta de fabricação em Hamilton, Nova Zelândia, já fabricou mais de 600 aeronaves extraordinariamente versáteis. A Pacific Aerospace vem construindo um excelente nome para aeronaves robustas, fáceis de voar, manter e compatíveis com cada tipo de trabalho que elas desempenham.

O P-750 XSTOL é a mais recente aeronave da Pacific Aerospace e tem provado consistentemente o quanto pode operar nos ambientes  mais extremos que uma aeronave pode encontrar.

Essa aeronave tem caracteristica única de decolar e pousar Extremamente Curto (XSTOL),STOL, um acrónimo para o inglês Short Take-off and Landing (decolagem e aterragem curta), o X acresentado é de "extreme", ou seja, decolagem e aterragem extremamente curta.  Capacidade que atribui ao P-750 uma classe própria. Resulatado de mais de 60 anos de evolução, o P-750 XSTOL é o primeiro turbohélice XSTOL do mundo, incomparável a qualquer outra aeronave em produção.



P-750 XSTOL foi projetado para realizar as tarefas e cada detalhe foi pensado para assegurar que ele seja uma confiável “pick up aérea”. Pode considerar o trabalho feito e gerar o máximo de lucro para seus operadores. A Conversão Rápida é essencial para produtividade, sendo facilitada pela porta traseira na fuselagem e o amplo compartimento de bagagem do cargo pod com rampa traseira, permitindo ao XSTOL ser rapidamente carregado e descarregado.

A configuração da aeronave pode ser rapidamente mudada entre passageiro e carga dentro de 30 minutos. Na versão de passageiros, todos os assentos padrão podem ser removidos e guardados no compartimento traseiro de carga, da cabine ou no cargo pod, para conversão rápida entre as funções nas pernas de retorno.

Enquanto algumas dessas pistas só podem ser alcançadas por pequenas aeronaves 6 assentos com pouca carga, o P-750 XSTOL comprova sua capacidade de operar em ambientes difíceis, carregando até três vezes mais peso que outros aviões, nas mesmas pistas. Alcançando em duas horas, o que anteriormente levaria um dia inteiro voando para ser feito. Confiança inigualável e baixo custo de manutenção, proporcionam uma aeronave que maximiza a lucratividade e cumpre a missão, tornando rentável rotas que antes seriam inviáveis.

“O P-750 XSTOL conquistou empresas de táxi aéreo em todo o mundo. Por ser uma aeronave multitarefas, pode ir de uma cidade a outra com passageiros e retornar com carga, e vice-versa. Além disto, foi projetado para decolar e pousar em pistas extremamente curtas e estreitas, no peso máximo de decolagem, o que o torna perfeitamente dimensionado à realidade brasileira”, explica Cassio Polli, diretor da Aerie Aviação Executiva, representante da Pacific Aerospace no Brasil.

Desde setembro de 2016 a empresa disponibiliza a compra da aeronave através de leasing financeiro, atrelado ao dólar, com taxas internacionais, uma facilidade para atrair interessados em renovar sua frota de utilitários.

De acordo com levantamento feito pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), com dados de 2014, a frota brasileira tem, em média, 20 anos de uso, sendo que 34% das aeronaves têm entre 21 e 34 anos. Das quase 1.500 aeronaves alocadas no serviço de táxi aéreo em todo o Brasil, um terço fica na região Norte, onde a demanda é grande para transporte de passageiros, carga e, em especial, serviço aero médico. Outra região com frota importante em táxi aéreo é a Sudeste (575 aeronaves), seguida pela Nordeste que tem quase 200 aeronaves disponíveis para uso fretado.

O P-750 XSTOL tem preço médio final para o mercado brasileiro estimado em US$ 2,4 milhões, valor entre 20 a 25% inferior ao principal concorrente. Além disto, a aeronave conta com opções de financiamento doméstico ou internacional, até 60 meses para pagar e estrutura de importação via Trading, com benefícios fiscais.

Baixa Manutenção

Com baixa demanda de manutenção e custo operacional, conta com suporte técnico da JAPI AERONAVES em Jundiaí/SP como centro de serviços. Em termos técnicos, a aeronave transporta 8 passageiros ou carrega aproximadamente 1800 kg de carga (até 300 kg ou 20% a mais que o principal concorrente na categoria), decola e pousa em 220 metros, no peso máximo de decolagem, mesmo em dias quentes e altitude.

Com um intervalo de inspeções de 150 horas de célula e motor, o XSTOL™ tem os menores requerimentos de manutenção, comparado a qualquer outra aeronave.

Foi projetado para ser mantido facilmente, fruto de mais de sessenta anos de conhecimento e experiência, obtidos com os modelos anteriores de aviação agrícola da Pacific Aerospace. Esses aviões tinham um ciclo médio de voo de cinco minutos, operando com o máximo de carga, em pistas não preparadas, nas regiões montanhosas da Nova Zelandia, o dia todo, todos os dias. Um campo de provas difícil.

Fácil de reabastecer e checar

Com sua asa baixa, o XSTOL™ é fácil de reabastecer, onde quer que ele esteja posicionado. As inspeções de pré-voo e o reabastecimento podem ser feitos sem necessidade de escada, ao contrário de aviões asa alta. Não só torna o serviço mais rápido, como mais seguro, especialmente com mal tempo.

Qualidade dos Componentes

Por utilizar componentes e sistemas provados, confiáveis e com suporte global, como motor turbo-hélice Pratt & Whitney Canada PT6A-34(P&WC) de 750 SHP,revisão geral (TBO): 4000 horas, Helices Hartzell e avionicos Garmin,  tem um alcance de até 1179 nm / 2180 km, velocidade: 260 km/h, consumindo 180 litros/hora.

Um Avião versátil para muitas aplicações

O P-750 XSTOL é a aeronave utilitária mais versátil do mundo. Esse turbohélice equipado com motor PT6A-34, tem um sistema único de piso modular de fácil conversão e equipamentos de operação facilmente removíveis, que permite que a aeronave seja transformada rapidamente entre não menos do que dez distintas configurações.

A conversão rápida e o piso multi-função permitem aos operadores alternar facilmente entre diferentes missões, para maximizar o uso do avião. As diferentes configurações incluem: Passageiros/Frete, Agrícola Sólido e Líquido, Combate a Incêndios, Prospecção Geofísica, Foto Aérea, Vigilância, Busca e Salvamento, Paraquedismo e Aeromédico.

Ficha Técnica:

Carga Máx. Utilizável: 3,900 lbs / 1769 kg
Alcance Máximo (sem vento, sem reserva): 1,172 nm / 2,183 km
Alcance Máximo com Tanque Aux.: 1,400 nm / 2,593 km
Velocidade de Cruzeiro: 140 kts / 259 km/h
Consumo (Vel. Cruzeiro Otimizada): 49 US Gal/h / 184 litros/h
Distancia de Decolagem: 721 ft / 220 metros
Distancia de Pouso (rolagem em solo): 543 ft / 166 metros
Capacidade: 1 piloto + 9 passageiros





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