LAAD 2013 – FAB vai receber radares para artilharia antiaérea

Já equipados com mísseis Igla, os Grupos de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (GAAAD) da Força Aérea Brasileira devem receber radares Saber M60, utilizados para detectar alvos a baixa altitude. O anúncio da compra de quatro unidades para a Força Aérea Brasileira foi feito nesta terça-feria (09/04) durante a LAAD 2013, que acontece até sexta-feira (12) no Rio de Janeiro.

Fabricados pela empresa brasileira Orbisat, os radares Saber M60 têm alcance de 60 km e detectam alvos desde baixas altitudes a até 5.000 metros. Cada equipamento pode acompanhar até 60 alvos simultaneamente.

De acordo com a Orbisat, o Saber M60 consegue identificar aeronaves velozes e também alvos móveis lentos, com velocidades a partir de 32 km/h. A antena giratória também pode dar uma volta completa a cada 4 segundos. O radar pesa 364 kg e tem 2,85 metros de altura.

O planejamento prevê duas unidades para a 1° GAAAD, de Canoas (RS), e duas para a 2° GAAAD, de Manaus (AM). No entanto, os radares são móveis e podem ser levados de avião para qualquer parte do Brasil. A empresa diz que três militares podem montar um radar Saber M60 em quinze minutos.

Também foi anunciada a venda de outras 17 unidades para o Exército Brasileiro. Todos estes sistemas de artilharia antiaérea, das três Forças Armadas, farão parte do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter