EMBRAER Defesa & Segurança assina contrato com EEA e CEIIA Brasil para KC-390

A Embraer Defesa & Segurança e as empresas EEA e CEIIA Brasil (CEIIA Brasil – Centro de Inovação para as Indústrias da Mobilidade) assinaram hoje um novo contrato relativo ao Programa KC-390. 

O evento aconteceu durante a nona edição da LAAD – Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro entre 9 e 12 de abril, a mais importante feira desta natureza e durante a qual foi feita publicamente a apresentação da CEIIA Brasil, empresa que terá as suas instalações em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.
 
Embraer Defesa & Segurança contratou a EEA para assegurar serviços de engenharia relacionados com o sponson e elevator da futura aeronave KC-390, serviços que vêm sendo prestados pela CEIIA. Com este contrato, serão também agora assegurados, através da CEIIA Brasil, serviços de engenharia para a fuselagem central.
 
O evento e a assinatura deste contrato constituem mais um passo no processo envolvimento de empresas portuguesa no Programa KC-390 no projeto, desenho e testes de componentes essenciais e ferramentas para aquela aeronave, o qual teve início com a assinatura de uma Declaração de Intenções entre os ministérios da defesa brasileiro e português, em setembro de 2010, relativa à possível aquisição da compra de aviões KC-390 para a substituição dos atuais Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa. Prevê-se que até final de 2014 o governo português avance com consultas e pedidos de informação formais sobre a possível substituição destas aeronaves.
 
“A constituição do CEIIA Brasil e a assinatura destes contratos são um passo lógico no aprofundamento da nossa parceria de sucesso com a Embraer e no desenvolvimento da estratégia da internacionalização de centros de engenharia de topo, como é o caso do CEIIA”, afirma Jacinto Moniz de Bettencourt, diretor-gerente da CEIIA Brasil. José Rui Felizardo, também diretor-gerente da CEIIA Brasil, reforça esta ideia, salientando que “a criação do CEIIA Brasil atesta a dimensão global e não meramente nacional ou europeia da engenharia portuguesa”.
 
O programa avança nos termos previstos, estando o início de produção do primeiro protótipo agendada para final de 2013 e o voo inaugural previsto para o segundo semestre de 2014.
 
Sobre a Embraer Defesa & Segurança

Com mais de 40 anos de experiência no fornecimento de plataformas e sistemas superiores para Forças Armadas de todo o mundo, a Embraer Defesa & Segurança tem presença crescente no mercado global e cumpre papel estratégico no sistema de defesa do Brasil.

O portfólio da Embraer Defesa & Segurança inclui aviões militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não tripulados (VANT) e sistemas avançados de informação e comunicação, como as aplicações de Comando, Controle, Comunicações, Computação e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR). Os aviões e as soluções militares da Embraer estão presentes em mais de 50 forças armadas de 48 países.
 
Sobre a EEA

A EEA – Empresa de Engenharia Aerona?utica, S.A., localizada na Maia, está encarregue, em estrita parceria com o CEIIA, pelo desenvolvimento de engenharia e da campanha de testes do Profundor, Sponson e Portas do Trem de Aterragem, utilizando materiais em compósito, e atua como integrador e coordenador da participação portuguesa no Programa KC-390, designadamente, assumindo a liderança do consórcio COMPASS, constituído pelas empresas Critical Software, GMV, Empordef Tecnologias de Informação, Edisoft, Tekever, Novabase e CEIIA.
 
Sobre o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel)

Nascido em Portugal, o CEIIA e? a entidade gestora neste país do Polo das Indústrias da Mobilidade, que inclui o cluster de transportes e aeronáutica, e um dos principais centros de excelência internacional nas áreas de desenvolvimento de produto para as indústrias aeronáutica e automobilística.

Desenvolve atividades de engenharia e inovação de novos produtos e serviços para as industrias da mobilidade, com especial destaque em programas da Embraer, AgustaWestland, EADS Socata-Daher, na aeronáutica, da McLaren e Pinifarina (por exemplo, para o Ferrari P/45 Wheel), no automóvel, e ainda para projectos de mobilidade eléctrica como a rede Mobi.E e o carro elétrico português, MobiCar.

Tem atualmente presença em Portugal, Reino Unido, Itália, França e Brasil e possui a mais avançada sala de realidade virtual da península ibérica, sendo amplamente reconhecido por várias entidades internacionais dos setores automobilístico e aeronáutico, e do mundo académico (caso do MIT).

Sobre a CEIIA Brasil (CEIIA Brasil – Centro de Inovação para as Indústrias da Mobilidade)

A CEIIA Brasil é uma empresa brasileira, constituída recentemente com o propósito de transferir para o Brasil e num contexto de maior proximidade a clientes do sector aeronáutico e das indústrias da mobilidade atividades de engenharia e inovação. Na área aeronáutico, prevê-se a atuação da empresa em projetos de asa rotativa (helicópteros), de asa fixa (aviões) e aviões não tripulados. Estima-se que a equipa de engenharia afeta a estes projetos ascenda a cerca de 40 engenheiros em final do ano 2013.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter