EB – Instala Centro de Treinamento Virtual em Brasília com Tecnologia Nacional

Fazendo parte de um projeto piloto que visa dotar o Exército Brasileiro de simuladores de combate e de viaturas foi instalado em Brasília um centro de treinamento virtual.

O EB por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER) adquiriu três simuladores desenvolvidos pela empresa EBTS – Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação,  são eles:

· Um simulador de tiro com capacidade de treinar até 4 atiradores simultaneamente dotado de cenários gráficos em 3D e uso de inteligência artificial. Foram implementados neste simulador os treinamentos padrões do soldado conforme é atualmente aplicado com uso de munições reais. Serão simulados tiros de pistolas e de fuzil FAL.

·  Um simulador de viatura leve Marruá e Land Rover a serem utilizado pelo 16º Blog no treinamento de motoristas. Estes simuladores são dotados de módulos de treinamento de direção didática e de operações de combate.

·  Um simulador de viatura pesada WV Worker e Mercedes Benz. Simula a condução de viaturas pesadas em estrada e fora de estrada.

Os simuladores que estão sendo instalados foram desenvolvidos pela EBTS com  tecnologia 100% nacional incluindo ai os simuladores de recuo das armas automáticas.

A EBTS é uma empresa originária da IETEx – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Exército, situada na Fortaleza de São João, Rio de Janeiro e ligada ao DCT – Departamento de Ciência e Tecnologia do EB.

Os simuladores estão instalados no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (simulador de combate) e 16º. Batalhão Logístico (simuladores de viaturas) as duas unidades estão situadas em Brasília e distantes a apenas alguns metros.

Com esta aquisição o Exército Brasileiro quebra um paradigma de emprego de simuladores na tropa. O Exército já vem utilizando simuladores na AMAN e Brigada de Operações Especiais porem estes simuladores são importados e de elevado custo de manutenção e nem sempre totalmente adaptados á realidade nacional.

Nesse caso o COTER optou por adquirir um produto nacional  o que resulta no fomento á indústria de defesa nacional e redução de divisas.

Os simuladores em uso podem ser conectados em rede local ou por internet possibilitando a realização de exercícios conjuntos além de porem evolui para o emprego de outros tipos de armamentos e de viaturas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter