KC-390 – Ministro da Defesa Nacional de Portugal visita a Embraer em Gavião Peixoto

O CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, recebeu  o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho (07FEV2020), nas instalações da Companhia em Gavião Peixoto, São Paulo. No local serão fabricados os cinco KC-390 Millennium adquiridos pela Força Aérea Portuguesa em 2019.

 

Durante a visita foi apresentada ao ministro uma nervura de asa que representa a primeira peça fabricada em Gavião Peixoto, para a frota portuguesa. Em breve, o componente seguirá para a linha de montagem estrutural com outras partes da aeronave que já estão em fabricação.

 

Ministro da Defesa de Portugal João Cravinho e CEO da EMBRAER Defesa & Segurança tendo ao fundo uma nervura de asa que representa a primeira peça fabricada em Gavião Peixoto, para a frota portuguesa.

O ministro conheceu todo o processo de produção do KC-390 Millennium. Às aeronaves foram adquiridas para a Força Aérea Portuguesa, no âmbito da Lei de Programação Militar, e cujos contratos foram assinados no ano passado, nas instalações da Embraer em Évora.

 

Aeronave de Transporte Multimissão KC-390 nas cores da FAP (Força Aérea  Portuguesa)

No dia 10 de fevereiro, o Ministro da Defesa recebe o Navio-Escola Sagres que chega ao Rio de Janeiroproveniente de Cabo Verde, terminando assim a primeira travessia oceânica da viagem de circum-navegação, no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães. Antes, João Gomes Cravinho dá uma palestra na Escola Superior de Guerra, seguida por uma reunião bilateral com o Ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, que terá a cooperação entre os dois países em missões internacionais, a segurança no espaço atlântico e as indústrias de defesa como principais temas de agenda.

 

Ministro da Defesa elogia aviões KC-390 negociados com a Embraer

 

Agência Lusa

O ministro da Defesa de Portugal elogiou hoje os aviões de transporte militar KC-390 Millenium, da Embraer, instantes depois de ter entrado, pela primeira vez, num protótipo da aeronave.

"É muito entusiasmante poder entrar agora num KC-390. Nós estamos aqui com uma postura de clientes, mas sobretudo com uma postura de parceiros", disse o ministro português na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, a 300 quilómetros de São Paulo.

Portugal acordou em 2019 a compra à fabricante brasileira Embraer de cinco KC-390 Millenium, que irão substituir os Hércules C-130, por um valor de 827 milhões de euros.

 

Os aparelhos contarão com componentes feitos em Portugal, nomeadamente nas unidades da Embraer em Portugal – as duas fábricas em Évora e a OGMA (Alverca) e o negócio inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida.

Na visita hoje realizada à fábrica da empresa, Gomes Cravinho elogiou os aparelhos: "Tivemos a oportunidade de descobrir alguns aspetos mais evoluídos, mais inovadores desta aeronave".

Durante uma visita ao protótipo de testes do KC-390 Millennium na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, o ministro lembrou que se trata de uma aeronave multitarefas, ou seja, com funções que podem ser usadas em missões militares, transporte de emergência, combate de incêndios e missões de apoio em caso de desastres naturais, com benefícios para a força aérea militar portuguesa.

Questionado se o Governo português tem interesse em comprar outros aviões da Embraer, como o Super Tucano (caça de ataque leve também usado para treinamento de pilotos), Cravinho disse que não está na lei de programação militar portuguesa, mas admitiu abertura.

"Na nossa lei de programação militar esta tipologia não está prevista, mas é interessante conhecer os produtos. Não sou especialista da matéria, mas para mim é interessante conhecer um produto do qual os nossos oficiais da força aérea falam", explicou.

"Trata-se também de uma aeronave para formação de pilotos e, em Portugal, estamos a equacionar o desenvolvimento de uma escola de formação de pilotos com a iniciativa privada. Portanto, é possível que no futuro vejamos Super Tucanos em Portugal", completou o ministro da Defesa.

 

O primeiro destes aviões de carga e transporte do grupo brasileiro Embraer será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

 

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 assentos e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

 

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

 

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

 

Matérias Relacionadas

KC-390 – Ministro da Defesa Portugal dá as razões da aquisição

14 Setembro 2019 DefesaNet

_______________

KC-390 – Portugal assina contrato para aquisição de cinco aeronaves multimissão

22 Agosto 2019 DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter