KC-390 – PT-ZNF Voa Novamente

Nelson During

Editor-Chefe DefesaNet

 

No dia 12 de Outubro, seguindo o cronograma de testes, a aeronave protótipo do Cargueiro Multimissão  KC-390, PT-ZNF, decolou da pista da EMBRAER de Gavião Peixoto (GPX) para o voo de Prova 38 segundo o registro do Flight Radar.

Após cerca 51 minutos de voo, quando a +- 21/22.000 pés a aeronave iniciou um teste de ESTOL (Stall) perda de sustentação, que levou perder cerca 18.000 pés em curto espaço de tempo 6 a 8 minutos. ( ver Exclusivo – KC-390 – Testes ao Extremo Link)

Tão logo começaram as análises em fóruns e junto com a discrição mantida pela empresa muitas “teorias conspiratórias” propagaram-se. A principal que a aeronave protótipo KC-390, prefixo PT-ZNF era considerada perda total.

Na data de hoje, quase seis meses após o incidente em voo no dia 12OUT2017, a EMBRAER Defesa & Segurança e o grupo de desenvolvimento comemoram o retorno aos testes de voo da aeronave de transporte multimissão KC-390, prefixo PT-ZNF.

No mesmo momento o segundo protótipo o PT-ZNJ também foi ao ar. Em um dado momento as duas aeronaves cruzavam os céus da região de Araraquara e a sede da EDS, Gavião Peixoto (GPX).

Podemos dizer que o KC-390 mostra-se resistente aos efeitos do combate, pois superou incólume aos danos geradas pelas inúmeras "Teorias Conspiratórias".

Dados de Voo

PT – ZNF  – Duração do Voo 3:00 Horas

PT – ZNJ  – Duração do Voo 0:53 Horas

 

Matérias Relacionadas

Exclusivo – KC-390 – Testes ao Extremo Link

Teste de ESTOL (perda de sustentação) da aeronave cargueira multimissão KC-390 é para tripulação com "nervos de aço"

 

Novos Ares, KC-390 se prepara para chegar aos hangares da FAB  Março DefesaNet Link

O ano de 2018 promete trazer bons voos para a área operacional da FAB com a entrega prevista do primeiro KC-390.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter