O ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, inaugurou formalmente, na sexta-feira (03OUT14), a linha de produção de componentes para o programa brasileiro KC-390, avião multimissão que desenvolve a empresa EMBRAER Defesa & Segurança (EDS). O evento teve a presença de representantes da empresa brasileira.
A solenidade marcou o 87° aniversário de criação da Fábrica Argentina de Aviones "Brigadier San Martín" S.A (FAdeA), localizada na cidade de Córdoba, Argentina.
Durante o ato, o ministro expressou seu “orgullo por presenciar el primer producto que exporta FAdeA después de 20 años; este es un salto cualitativo y cuantitativo de calidad, e implica poner nuevamente en valor a nuestra industria para la defensa”.
Após felicitar aos trabalhadores da empresa – que foi nacionalizada pelo governo Argentino, em 2009 (nota ex-fábrica da Lockheed Martin), por decisão da presidente Cristina Fernández de Kirchner-, o ministro, acompanhado pelo presidente de FAdeA, Matías Savoca, destacou que “este contrato com Embraer nos posiciona como sócio-forncedor de uma das empresas mais importantes do mundo”.
“Nosso maior desafio é produzir em serie o treinador avançado Pampa III, e para alcançar este objetivo estamos trabalhando na superação das dificuldades”, assegurou o ministro.
Por seu turno, o secretário de Ciência, Tecnologia e Produção para a Defesa, Santiago Rodríguez, afirmou: “Esta é uma política de Estado que tem de ser apoiada; a relação com a Embraer é uma sociedade estratégica, já que se trata de uma empresa de classe mundial”. “Este caminho até o desenvolvimento industrial é de caráter complexo e necessita um aperfeiçoamento constante”, concluiu.
Esta iniciativa surge a partir do acordo de cooperação assinado, em 2011, entre os governos da Argentina e do Brasil. Neste contexto, FAdeA e EMBRAER firmaram um contrato para a fabricação de partes do KC-390, um projeto de aeronave de transporte, equipado com motores a jato e com capacidade de transportar até 21 toneladas de carga. O acordo entre as duas empresas é o início para o Desenvolvimento de outros projetos regionais.
Participaram da solenidade:
– O gerente-geral de FAdeA, Tulio Calderón;
– O vice-presidentes de la Logística da EMBRAER, Sandro Marcelo;
– O vice-presidente do programa KC-390 da EMBRAER, Paulo Gastao;
– O chefe da Armada, almirante Gastón Erice, e,
– O chefe da Fuerza Aérea, brigadeiro- general Mario Callejo.
Primeira Peças
No dia 22 de Agosto a FAdeA embarcou, para a unidade de Gavião Peixoto, da EMBRAER Defesa & Segurança a primeira peça para ser incorporada ao protótipo do KC-390.
Outras parte produzidas pela FAdeA para a EMBRAER, são as seguintes: os spoilers, a porta do trem do nariz e o cone da cauda.
A FAdeA investiu mais de U$35 milhões de dólares, para a construção da linha de produção em Córdoba. O programa propiciou também a absorção de tecnologia, infraestrutura e qualificação de mão de obra em diversas áreas.
A planta de Córdoba triplicou a sua capacidade em materiais compostos, incorporou centros de usinagem de alta velocidade e modernizou os equipamentos de conformação, processamento e tratamento térmico de partes primarias de alumínio.
Foram gerados 180 postos de trabalho direto, com 80 mil horas de capacitação e foi feito um redesenho e atualização dos processos de produção e ensaios não destrutivos.
O convenio assegura trabalho para a FAdeA por um período não inferior a dez anos, como parceira da EMBRAER, e a coloca como parceira importante no desenvolvimento de outros projetos regionais. Em paralelo, a FAdeA conseguiu a certificação AS9100, indispensável para a integração no mercado aeroespacial internacional.
Matéria Relacionada
EMBRAER Defesa e Segurança e FAdeA Assinam Contrato de Parceria para o Programa KC-390
Fábrica Argentina de Aviões “Brig. San Martín” S.A. (FAdeA) fornecerá partes estruturais para o novo avião