IAI mostra o ADA-O para permitir que plataformas terrestres lidem com sistemas anti-interferência GNSS

Israel Aerospace Industries (IAI) apresenta o ADA-O, versão adicional da linha ADA, que lida com interferência a GPS a fim de garantir a disponibilidade de GPS para plataformas terrestres.

A plataforma terrestre pode ser prontamente integrada a diversas plataformas, proporcionando uma resposta operacional única que auxilia sistemas de telecomunicação, navegação e C2 (comando e controle).

Com instalação e integração fácil à plataforma do usuário final, atende a usuários em veículos blindados, artilharia, centros de comando e controle, e transportadores de comunicação. Além disso, a IAI recentemente obteve um contrato estimado em dezenas de milhões de dólares para fornecer o sistema ADA a um país da Ásia-Pacífico,.

Os sistemas a serem providos serão montados em várias plataformas aéreas do cliente. A IAI foi selecionada para esse complexo projeto após um longo processo de análise de integração de aviônicos e uma revisão técnica aprofundada do desempenho do sistema ADA.

O contrato se soma a outros êxitos da divisão MLM da IAI, incluindo o acordo recente com a Honeywell para o desenvolvimento conjunto de um sistema com recurso embutido de navegação inercial com GPS resistente a interferências, reforçando a posição da IAI como centro nacional de know-how em sistemas de GNSS (sistema global de navegação por satélite) anti-interferência. Boaz Levy, gerente geral e vice-presidente executivo do grupo Israel Aerospace Industries (IAI) Systems, Missiles & Space, declarou: “O ADA e seu novo derivativo ADA-O para plataformas terrestres é um importante complemento para toda plataforma que utilize receptores GNSS em geral e GPS em particular, e uma ferramenta vital para modernas Forças Armadas.

A compreensão das necessidades operacionais únicas de sistemas terrestres permitiu-nos fazer as alterações requeridas no sistema aéreo anti-interferência da IAI, de modo a proporcionar uma avançada solução tecnológica aos desafios operacionais enfrentados pelas forças em diferentes plataformas.

Temos orgulho de fornecer o ADA e suas versões para uma gama de clientes ao redor do mundo. Confiamos que o ADA dará a resposta completa aos desafios que eles enfrentam”. No início de 2017, a IAI venceu a concorrência aberta pelo Ministério de Defesa israelense para integrar sistemas anti-interferência em uma das principais plataformas da Força Aérea de Israel.

Nesse projeto, a IAI fornece à Força Aérea israelense uma solução abrangente baseada em um conjunto multielemento de antenas, implementando a tecnologia de antena com recepção controlada (CPRA). A integração do sistema possibilita que sistemas aviônicos apoiados na navegação por satélite prossigam sua missão apesar de interferências ou tentativas de disrupção com interferidores de GPS ou outros sistemas concebidos para barrar a navegação por satélite.

A maioria dos sistemas de navegação, comunicação e guerra eletrônica depende da disponibilidade contínua de satélites de GNSS (GPS). Não obstante essa dependência, a maioria dos sistemas aviônicos não está equipada com recursos anti-interferência, ficando vulnerável a disrupções causadas por emissores de interferência de baixa potência.

O sistema desenvolvido pela IAI suporta diversas constelações de sistemas de navegação por satélite (GNSS), tem arquitetura avançada e emprega uma variedade de métodos de processamento digital de sinal.

A versatilidade do sistema torna-o ideal para integração em inúmeras plataformas, incluindo aeronaves e helicópteros de combate, aeronaves não tripuladas, plataformas terrestres tais como tanques e veículos blindados, plataformas marinhas e munição guiada.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter