COBERTURA ESPECIAL - Israel - Aviação

09 de Novembro, 2017 - 15:00 ( Brasília )

IAI lança terminal de comunicação via satélite para caças

O ELK-1882T é um sistema de rede SATCOM com antena adaptável orientada eletronicamente



A Israel Aerospace Industries (IAI)anunciou o recebimento da primeira encomenda de seu revolucionário terminal de SATCOM (comunicação via satélite) com uma antena adaptável orientada eletronicamente para caças. O sistema de rede ELK-1882T do ELTA será instalado pela primeira vez em dezenas dos mais avançados caças ocidentais, com as primeiras entregas previstas para 2021.

Esse sistema de rede é a tecnologia mais recente desenvolvida pelo grupoELTASystems Ltd., subsidiário da IAI (IAI/ELTA).As soluções de comunicação via satélite da IAI/ELTA serão apresentadas na feira MilSatCom Show em Londres, Reino Unido, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2017.

O cliente que fez a encomenda escolheu a inovadora rede de SATCOM em conjunto de fases de banda Ku por sua fácil instalação e integração, que traz mínimo impacto ao desempenho da aeronave graças à instalação adaptável. Essa instalação adaptável gera pouquíssimo arrasto, ao contrário das antenas parabólicas convencionais que não se amoldam à superfície.

Além disso, o sistema não possui partes móveis, o que aumenta bastante sua confiabilidade e robustez, sobretudo a bordo de modernos caças de alta manobrabilidade. O sistema a bordo (terminal) inclui uma antena adaptável em fases instalada na fuselagem do caça, consistindo no transceptor, modem e amplificador de alta potência em uma única unidade substituível de linha (LRU), com conexão IP LAN para os aviônicos da aeronave.

Nissim Hadas, vice-presidente executivo da IAI e presidente do ELTA, declarou: "Esta colaboração com uma prestigiada empresa líder na produção de aeronaves é estratégica e importante para a linha de produtos de SATCOM do ELTA. Estamos orgulhosos de ter sido escolhidos e ansiosos para entregar nossas soluções avançadas de SATCOM. Temos certeza de que esse significante feito é apenas o primeiro marco para posicionar o ELTA como líder em soluções de comunicação com tecnologia de orientação eletrônica para aeronaves".