IAI expande a linha de produtos de localizador de direção compacto de alta frequência para inteligência de comunicações

A Israel Aerospace Industries (IAI) apresentou o ELK-7065, uma nova e altamente compacta versão de seu localizador terrestre e naval de direção de alta frequência (Ground and Naval HF COMINT Direction Finder – DF).

Esse pequeno sensor móvel pode ser utilizado para missões em terra de inteligência de comunicações de alta frequência, bem como para missões navais. O ELK-7065 é o inovador sensor de inteligência de comunicações mais recente desenvolvido pela ELTA Systems Ltd, grupo e subsidiária da IAI (IAI/ELTA).

A comunicação em alta frequência tem um papel cada vez mais relevante em aplicações militares, paramilitares e civis, e é empregado frequentemente por terroristas, imigrantes ilegais, piratas, pescadores ilegais e outros.

A comunicação além da linha de visada (Beyond Line-Of-Sight – BLOS) é obtida hoje por meio de avançados rádios de alta frequência sem necessidade de uma onerosa comunicação por satélite ou o risco de interceptação por servidores de comunicação celular.

Seja usando propagação de ondas no céu, seja com uma rede próxima que empregue ondas terrestres, a comunicação de alta frequência tem se provado uma solução prática com uso cada vez maior entre operadores militares e paramilitares encarregados de interditar atividades ilegais.

Esse uso cada vez maior de comunicação de alta frequência gerou crescente interesse em sistemas de inteligência de alta frequência. Porém, os sistemas atuais são desajeitados e requerem vastos conjuntos de antenas, que geralmente ocupam campos de várias centenas de metros.

Esses conjuntos volumosos tornam impraticáveis os sistemas convencionais de inteligência de comunicações para qualquer fim que não sejam as aplicações estratégicas fixas.

O ELK-7065 3D HF COMINT possibilita a rápida interceptação e identificação de sinais de alta frequência, criando um cenário confiável para ordem de batalha eletrônica e acurada geolocalização.

A configuração de antena de alta frequência, medindo apenas 1,5 metro de diâmetro (em substituição ao sistema que demanda grandes áreas), é otimizada para aplicações táticas terrestres e navais móveis ou fixas.

Esse sistema compacto de alta frequência, patenteado, expande a atual linha de produtos, que inclui sistemas de ar já instalados em várias aeronaves e vasos de pressão de reator (RPV).

“Essa inovadoras linha de produtos atraiu grande interesse e tem sido demonstrada com sucesso a muitos clientes ao redor do mundo, tanto para aplicações de guerra simétrica quanto assimétrica”, disse Nissim Hadas, vice-presidente executivo da IAI e presidente da ELTA.

"Estamos contentes de expandir os produtos oferecidos para cobrir importantes aplicações como o uso naval e por forças táticas terrestres móveis.”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter