Pantera K2 – Exército aprova desempenho da versão modernizada

O Exército Brasileiro aprovou na última semana de agosto a continuidade do programa de modernização, pela Helibras, dos 34 helicópteros modelo AS 365 K – Pantera, operados pela Aviação do Exército (AvEx). Para a instituição, os resultados obtidos durante a avaliação técnico-operacional realizada com a primeira unidade do helicóptero que passou pela modernização foram determinantes para a sequência do projeto, em cumprimento ao exigido em contrato. Após este processo, os helicópteros Pantera da AvEx terão a nova designação AS 365 K2-Super Pantera.
 
Com 98% de disponibilidade, a aeronave voou 220 horas na fase de avaliação em 12 cidades brasileiras para a realização de cerca de 150 missões diferentes, inclusive cumprindo missão real. “Nessas atividades o Exército pôde comprovar os ganhos operacionais do K2 em relação à versão anterior, como menor carga de trabalho, diminuição do tempo de translado, maior autonomia e aumento da segurança para as tripulações”, afirmou Marco Wagner, gerente do programa de modernização dos Pantera na Helibras.
 
Ainda nesta aprovação, o Exército ressaltou a necessidade de contar com as aeronaves modernizadas em menor prazo e, por isso, a Helibras vai antecipar as próximas entregas e o prazo final do programa. Na previsão inicial, o término das modernizações aconteceria em 2021, sendo duas unidades entregues neste ano, quatro em 2015 e mais seis por ano até completar as 34.
 
A versão K2, que incorpora todas as evoluções, faz do Pantera o primeiro helicóptero totalmente certificado no Brasil pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e representa um marco para a Helibras, pois a versão foi desenvolvida integralmente  no país.
 
O processo de modernização envolveu o aperfeiçoamento do design preliminar e detalhado da aeronave, executado pelos engenheiros brasileiros agregando ainda o domínio de importantes tecnologias e possibilidades para o desenvolvimento de novos projetos, através do Centro de Engenharia da empresa. Além disso, cumprindo exigência contratual, a maior parte dos novos equipamentos e sistemas instalados no helicóptero modernizado possui suporte de empresas no território nacional.
 
Assinado em 2009, o contrato de modernização de 34 helicópteros AS365K-Pantera da Aviação do Exército, no valor de R$ 347 milhões, incluía a instalação de novos motores, com maior potência, novos aviônicos, sistemas de radiocomunicação e a habilitação para voo noturno (NVG), pois os Pantera eram os últimos helicópteros da AvEx que ainda não contavam com essa capacidade. Após este processo, as aeronaves transformaram-se em equipamentos de última geração, com pelo menos mais 25 anos de vida útil.
 
Sobre a Helibras
 
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa.

A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 820 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2013, a empresa registrou faturamento total de R$ 389 milhões.

Mais informações: www.helibras.com.br.
 
Sobre a Airbus Helicopters
 
A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países.

A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.
 
Material relacionado

Modernização da Aviação do Exército Link

Pantera K2 Modernizados serão entregues para o Exército em março Link

PANTERA K2 – Primeiro protótipo inicia ensaios em voo Link

Aviação de Exército – 25 Anos Link


PANTERA – Helibras fecha contrato de modernização de 34 helicópteros do Exército Link

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter