VBMT-LSR: Assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas

Em 6 de novembro de 2019, foi realizado, no Quartel-General do Exército, um evento que contou com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Senhor Antonio Bernardini; do Comandante Logístico, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos; do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Walter Souza Braga Netto; do Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Valério Stumpf Trindade; do Presidente da CNH Industrial/IVECO, Senhor Vilmar Domingos Fistarol, do Diretor da IVECO Veículos de Defesa, Senhor Humberto Spinetti, de oficiais-generais da guarnição de Brasília; e demais militares e executivos da empresa contratada.

 

Recomendamos a leitura

EB – Dada a partida à Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR) A viatura 4×4 complementará a Família Guarani DefesaNey 2013 Link

A cerimônia teve por finalidade realizar a assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBMT-LSR), 4×4, celebrado entre o Exército Brasileiro e a empresa IVECO Veículos de Defesa.

A VBMT-LSR é a nova plataforma veicular blindada integrante do Programa Estratégico do Exército Guarani e mobiliará as organizações militares de Infantaria e Cavalaria Mecanizadas da Força Terrestre.

General-de-Brigada Tales Villela da Diretoria e Fabricação assina o contrato.

 

 

O atual contrato contempla um quantitativo de 32 viaturas, em um período de quatro anos, constituindo-se em um primeiro lote fabricado na sede da empresa na Itália que passará por um processo de integração dos sistemas de armas e de Comando e Controle no Brasil.

O Diretor de Fabricação (DF) é o representante do Exército Brasileiro e, sob a gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), gerencia o contrato, tendo em vista a previsão de integrar os sistemas à plataforma, o que envolve ações de pesquisa e desenvolvimento.

A contratação da VBMT-LSR atende às necessidade operacional do Exército e a plataforma integra a família de blindados Guarani. A viatura é um equipamento que fornece proteção blindada à tropa, possui maior flexibilidade, menor silhueta e dimensões que a VBTP 6×6 Guarani, apresentando, dessa forma, um desempenho e uma eficácia maiores, com mais segurança para os militares e uma menor probabilidade de efeitos colaterais nesse tipo de operação.

A introdução dessa viatura no Exército preenche uma lacuna importante na capacidade operacional da Força, atendendo a uma demanda cada vez mais urgente de prover a tropa com os meios adequados para o cumprimento das inúmeras missões que vem realizando e que poderá realizar num futuro próximo.

Assim, além do preparo para as missões convencionais de defesa da Pátria, esse novo meio possibilitará o emprego de tropa em condições compatíveis com as ameaças existentes nas operações de garantia da lei e da ordem e no patrulhamento de fronteira.

As viaturas desse primeiro lote, provenientes da fábrica da CNH Industrial/IVECO italiana, servirão para a execução de testes de avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), e para a Experimentação Doutrinária do Programa Estratégico do Exército Guarani, que está sendo realizada na área da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel (PR).

Os testes de avaliação serão utilizados para verificar a integração dos diversos sistemas e preparar a nacionalização prevista para os lotes seguintes de obtenção da plataforma e de seus sistemas, bem como para a contratação seriada da viatura a ser conduzida pelos órgãos de aquisição da Força.

A Família de Blindados sobre Rodas Guarani prevê um índice de nacionalização de cerca de 90%, além do emprego dual, também modernas características técnicas e sua integração com os sistemas congêneres das demais Forças Armadas e de outras agências. Isso possibilitará a realização de operações conjuntas e interagências em melhores condições.

O Programa Guarani vem contribuindo para o Processo de Transformação do Exército, visando assegurar a defesa do Brasil e proporcionar avanços tecnológicos e de qualidade, por meio de transferência de tecnologia e da qualificação técnica de mão de obra nacional. Isso irá contribuir para a geração de emprego e renda. Atualmente, participam do programa mais de 100 empresas, gerando em torno de 3.000 empregos diretos e indiretos.

A plataforma-base do programa é o blindado Guarani, desenvolvido e fabricado por uma parceria entre o Exército Brasileiro e a empresa IVECO, sediada em Sete Lagoas (MG), a exemplo do que acontecerá com a VBMT-LSR, 4×4, a mais nova integrante da Família de Blindados Guarani.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter