COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

13 de Agosto, 2018 - 21:00 ( Brasília )

Operação Atlântico V – Guaranis são transportados por trens da Rumo pela Serra do Mar

Exército treina o modal logístico ferroviário para transporte de viaturas Guarani da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) – Brigada Guarani, entre Cascavel e Paranaguá.


Fotos RUMO e
15ª Bda Inf Mec

 

Nos dias 8 e 9 de agosto, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Brigada Guarani, realizou o embarque de 31 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani, em duas composições ferroviárias.

Anteriormente, em julho, a operadora RUMO e o membros da 15ª Bda Inf Mec testaram o embarque das viaturas blindadas Guarani em plataformas ferroviárias. 

O embarque faz parte da Operação Atlântico V, que no período de 8 a 20 de agosto, fará o transporte de blindados do Paraná até Santa Catarina. A operação tem como objetivos realizar o adestramento e levantar dados de planejamento relativos ao transporte da Brigada por diversos modais.




A amarração da viatura ao vagão plataforma é uma operação que requer cuidado e muita atenção. Foto 15ª Bda Inf Mec

 

Inicialmente, foi realizado o embarque e transporte por modal ferroviário de um Batalhão de Infantaria Mecanizado de Cascavel (PR), para Paranaguá (PR), passando pelos municípios paranaenses de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba.


 

Após o desembarque, no dia 13 de agosto, o Batalhão seguirá por modal rodoviário, para o porto de São Francisco do Sul (SC), onde, nos dias 16 e 17 de agosto, embarcará em navio mercante.

O modal Ferroviário

A RUMO, maior operadora de ferrovias do país, transportou os 31 blindados do Exército Brasileiro na Operação Atlântico V. No domingo (12AGO2018), as duas composições de trens desceram pela Serra do Mar na última etapa do trajeto.




Comboio da RUMO pronto para iniciar a viagem. Foto 15ª Bda Inf Mec


Organizado pela concessionária, o trabalho foi iniciado em Cascavel, na manhã de quarta-feira (8), e encerrado em Paranaguá no domingo, por volta das 19h30. Mais de 40 profissionais de áreas administrativas, de engenharia e operacional estiveram envolvidos na execução do plano logístico.

As plataformas, viabilizadas pela RUMO, preservaram a estrutura dos blindados durante o percurso. Foram carregados 15 e 16 veículos em cada composição, respectivamente. Para reforçar a segurança, um carro batedor verificou as condições da ferrovia na Serra antes da passagem dos trens. Além disso, militares ocuparam um vagão especial ao final de cada composição. Toda movimentação foi monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

As viaturas blindadas Guarani, pertencem à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), de Cascavel, Paraná. De Paranaguá, o comboio segue por modal rodoviário até o porto de  São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, onde serão embarcados em navio mercante, para treinamentos e simulação de combate.

Sobre a RUMO

A RUMO é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A operação é composta por quatro concessões distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.


Composição da RUMO sendo tracionada por locomotivas Diesel


Matéria Relacionada

15ª Bda Inf Mec - Testa embarque do Guarani em composição ferroviária Julho 2018 DefesaNet Link


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Africa

Africa

Última atualização 16 OUT, 15:25

MAIS LIDAS

Guarani