Exército Brasileiro recebe o IVECO Guarani 300

Hoje, 16 de março, o Exército Brasileiro recebeu a unidade 300 do Veículo Blindado de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani, fabricado pela Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG).

A cerimônia aconteceu no complexo industrial da IVECO na cidade e contou com a presença do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira; do Chefe do Estado Maior do Exército, General Fernando; do Comandante Logístico do Exército, General Teófilo; do Chefe do Escritório de Projetos do Exército, General Amin; do presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, entre outras autoridades civis, militares e convidados.

O Guarani é uma parceria da montadora com o Exército e representa um dos principais projetos estratégicos das forças terrestres brasileiras.

O VBTP-MR Guarani é fruto do esforço de modernização da frota do Exército Brasileiro, que mantém a propriedade intelectual do blindado. A parceria, que começou em 2007 com o desenvolvimento do projeto industrial, foi consolidada em 2013 com a inauguração da primeira fábrica de Veículos de Defesa da IVECO fora da Europa.

Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 quilômetros por hora e tem função anfíbia.

Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio, baixas assinaturas térmica e radar (o que dificulta sua localização pelos inimigos), entre outros.

Para produzir cada blindado são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com índice de nacionalização superior a 60%, incluindo trem de força e chassi, o veículo é impulsionado pelo motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial, com 383 cv de potência máxima.

Ele conta ainda com transmissão automática. As dimensões básicas do blindado são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.

Iveco Veículos de Defesa

A divisão de Veículos de Defesa da IVECO existe há mais de 75 anos na Europa e é reconhecida internacionalmente pelo know-how e excelência na produção de equipamentos do gênero. Atualmente, mais de 50 nações fazem parte do portfólio de clientes, entre eles vários países-membros da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN).

No Brasil, algumas das viaturas produzidas pela Iveco Veículos de Defesa participam de experimentação doutrinária e já estão em operação na região de Cascavel (PR), onde são utilizados em ações de combate a delitos em fronteiras. No Rio de Janeiro, o veículo também foi utilizado em operações por forças de pacificação. Além disso, o Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro, em Santa Maria (RS), realiza capacitação em operação e manutenção da viatura.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter