Viatura Blindada Modular Patria 8×8

Cap Rigo – CI Bld

A Viatura Blindada Modular (AMV, do inglês Armoured Modular Vehicle) PATRIA 8×8, de origem finlandesa, veio para substituir a antiga família PATRIA 6×6, também conhecida como XA-202 6×6. Todos os AMV PATRIA 8×8 tem o mesmo layout básico, com o motorista na frente e à esquerda e o compartimento do motor à frente e à direita, deixando o restante do carro livre para o compartimento da tropa ou outra configuração específica.

No quesito mobilidade, possui uma relação peso potência de aproximadamente 21,5 hp/ton, um motor Scania de 483 hp à diesel, com transmissão automática.

Possui um sistema de direção hidráulica nas quatro rodas dianteiras, além da opção de instalação desse sistema nas duas rodas traseiras, o que reduz o raio de curva, facilitando o emprego em ambiente urbano ou com pequeno espaço para manobra.

Para um maior nível de mobilidade fora de estrada, o carro tem suspensão hidropneumática com a opção de controle de altura. Um sistema central de inflamento dos pneus (CTIS, do inglês cental tyre inflation system) é instalado em todos os carros, bem como o pneu run-flat. Com relação à proteção, o carro possui blindagem de aço fundido, com possibilidade de aplicação de blindagem adicional de acordo com a ameaça apresentada.

Pode, ainda, ser adicionado um novo tipo de sistema de proteção passiva que neutraliza uma perfuração de munição HEAT (higt-explosive anti-tank) ou granada de RPG-7 (RPG, do inglês rocket-propeled grenade).

Como exemplo, em alguns AMV PATRIA 8×8 do Exército Polonês em uso no Afeganistão, foi instalado o Sistema de Proteção QinetiQ North America's RPGNet, que tem finalidade de neutralizar a ação de RPG.

Figura 2: Versão do Exército Polonês (ROSOMAK), empregado no Afeganistão.

Além disso, eles podem ser configurados com um Sistema Defesa Ativa (ADS) hard-kill. Quanto ao armamento o AMV PATRIA 8×8 pode comportar uma vasta gama de acordo com a versão do carro.

A sua modularidade permite a configuração de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP); Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz); Viatura Blindada de Combate Morteiro (VBC Mrt); Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR); Viatura Posto de Comando; Ambulância; além de outras configurações.

Nota DefesaNet

O Patria AMV foi oferecido ao Brasil pela EADS (agora AIRBUS GROUP em 2003/2005). Para isso foram contactados algumas empresas, RANDON e AGRALE, como parceiros locais.

Depois o Brasil optou pelo desenvolvimento com a IVECO.

Está em uso pela África do Sul (Projeto Hoyfister), Polônia (ROSOMAT), na Suécia e Finlândia.

Concorre na Austrália  para o Projeto LAND400 com a BAE Systems.

O Editor

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter