Operação e Manutenção da Torre e dos Armamentos remotamente controlados do “GUARANI”.

De 14 a 18 de agosto, o 15º Batalhão Logístico (15º B Log) ministrou um Estágio de Operação e Manutenção em 1º Escalão da Torre Automática UT-30BR, que equipa a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani. A capacitação foi direcionada a graduados integrantes das organizações militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) e do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec).

Prover as condições e capacidades para que esses militares operem e realizem a manutenção do equipamento foi o objetivo do Estágio, que tinha por foco, ainda, a multiplicação dos conhecimentos adquiridos no Centro de Avaliação do Exército no ano de 2016.

A Torre UT-30, que equipa as viaturas Guarani, possui modernos equipamentos de visão noturna, sensores de fluxo calor e um canhão 30 mm como arma principal. O armamento é totalmente controlado de modo remoto do interior da viatura, por meio de um sistema de câmeras externas, que envia imagens a um monitor de LCD, proporcionando ao atirador e ao chefe da viatura o controle do acionamento das armas, por comandos do tipo joystick.

No dia 14 de julho, a Brigada recebeu as seis primeiras VBTP-MR Guarani equipadas com os sistemas de armas automatizados UT-30BR. A previsão é receberem, no total, 12 viaturas com tais configurações, que fazem parte do lote de experimentação doutrinária da Nova Família de Blindados, desenvolvido pela Diretoria de Fabricação.

Com a ideia de aumentar o poder de fogo e a proteção blindada da 15ª Bda Inf Mec, as VBTP-MR Guarani atuarão em operações de defesa externa, de combate a ilícitos transfronteiriços e de proteção de infraestruturas críticas existentes na região oeste do estado do Paraná.

Torre UT-30BR

A VBTP-MR Guarani com UT-30BR tem capacidade para receber três tipos de armamentos: o canhão automático 30 mm ATK BushMaster MK44; a metralhadora coaxial 7,62 mm; e o lançador de granadas fumígenas 76 mm. O canhão possui funcionamento elétrico, tipo Chain Gun, no qual o conjunto ferrolho movimenta-se ciclicamente, sem a necessidade da utilização dos gases oriundos dos disparos, o que proporciona um índice muito baixo de incidentes de tiro, além de fácil manutenção.

Com dois cofres de munição 30 mm, um com capacidade para 50 cartuchos e outro para 150, é possível alimentar o canhão com até dois tipos de munição simultaneamente. A vantagem é ter a munição toda estocada na parte externa da viatura, o que aumenta as chances de sobrevivência da tropa, caso sofra ataques anticarro ou com mina terrestre. Sua cadência inicial é de 200 tiros por minuto, com alcance efetivo de 3.000 metros (com munição perfurante) e 2.000 metros (com munição explosiva).

A metralhadora automática coaxial 7,62 mm proporciona alta expectativa de impacto a 500 metros e possui uma cadência de aproximadamente 700 tiros por minuto, podendo ser alterada de acordo com o ajuste do regulador de gases. Diferente do canhão, os gases dos disparos são aproveitados para o funcionamento da metralhadora.

Por fim, o lançador de granadas fumígenas pode lançar oito artefatos a aproximadamente 30 metros de distância, formando uma cortina de fumaça de cerca de 100 metros de frente, que oculta a viatura diante do adversário e a protege contra a telemetria laser dos armamentos inimigos. O operador pode disparar quatro ou oito granadas simultaneamente.

A torre UT-30BR possui um dispositivo de segurança para a detecção de ameaça a laser chamado Elbit's Laser Warning System (ELAWS), que alerta quanto a ameaças laser inimiga, informando a direção de origem. Em uma situação de combate, quando detectada a ameaça, o operador pode configurar a torre para apontar automaticamente para a direção ou manualmente, bastando pressionar um botão.

O Acompanhamento Automático de Alvos (auto tracking ou Automatic Target Tracking) é um recurso muito útil desse modelo de torre, que permite o acompanhamento, sem a necessidade de interferência humana. Existe, ainda, uma outra ferramenta, chamada de “Caçador-Matador” (HunterKiller), que permite ao comandante trazer o armamento para a direção em que estiver observando, trazendo o canhão para seu comando e executando o disparo, sem a interferência do atirador.

Além do Brasil, vários países já adquiriram esse equipamento, tais como Eslováquia, Bélgica e Portugal. A torre também pode ser integrada a outros tipos de viaturas blindadas.


 

Sobre a viatura GUARANI

O programa estratágico GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizadas em Mecanizadas e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizadas. Conheça mais sobre a VBTP-MR 6×6 GUARANI em http://www.epex.eb.mil.br/index.php/guarani

Conheça mais sobre a VBTP-MR 6×6 GUARANI
Cobertura Especial: VBTP-MR Guarani [Link]

 

 

Fotos: 15º B Log / EB e Ricardo Fan – DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter