Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
Em nota publicada na manhã de sexta-feira (15ABR2016) o Escritório de Projetos do Exército – EPEx, publicou que em reunião Decisória Especialm de 06 de abril de 2016, sobre a Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), foi definida a escolhi da viatura LMV da empresa IVECO Defence.
O Estado-Maior do Exército (EME), aprovou o Estudo de Viabilidade sobre a Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), como parte do Projeto Estratégico do Exército Guarani. Assim foi dada a partida à VBMT-LR em Novembro de 2013.
A Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), é uma viatura classe 4×4 com um peso máximo de 8 t e capacidade de carga de 1 t, e espaço para uma guarnição de 5 homens. E requisitos de blindagem e sobrevivência para os tripulantes, em nível excepcional.
Os requisitos técnicos na questão de sobrevivência da tripulação têm sua razão por novos itens do planejamento estratégico do Exército Brasileiro e Ministério da Defesa.
Em especial novas Missões de Paz em outros Teatros de Operações, que requerem viaturas com maior proteção que garantam a sobrevivência da tripulação.
Cronograma de Desenvolvimento:
1 – Novembro 2013 – Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o Estudo de Viabilidade sobre a Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), como parte do Projeto Estratégico do Exército Guarani.
2 – Julho 2015 – Define os finalistas :
– AVIBRAS – TUPI baseado no Renault Defense Sherpa
– IVECO – LMV;
3 – Agosto 2015 – AVIBRAS e IVECO apresentam Proposta Técnico-Comercial Final referente ao processo de Obtenção por Nacionalização da Viatura Blindada Multitarefa – Leve de Rodas (VBMT-LR), na Diretoria de Fabricação, Rio de janeiro;
4 – Abril 2016 – Definida a vencedora a viatura LMV da IVECO Defence,e ,
5 – Aquisição – Data a ser definida pelas restrições orçamentárias.
A proposta inicial da de Obtenção por Nacionalização da Viatura Blindada Multitarefa – Leve de Rodas (VBMT-LR), em correspondência do Escritório de Projetos do Exército (EPEx) previa a compra direta de 32 VBMT-LR, em um primeiro momento. No caso de fornecedores estrangeiros uma possível compra direta. Exatamente para atender à demanda de ação que era prevista para o Líbano, neste ano de 2016.
Na mesma correspondência o EPEx detalhou que o Exército tinha planos de adquirir outros lotes de VBMT-LR, totalizando 186 viaturas, a partir de 2016.
As sucessivas contingências e restrições orçamentárias na área de defesa faz com que mesmo com o anúncio desta sexta-feira, o Exército Brasileiro não tenha qualquer previsão de aquisição da viatura LMV da IVECO Defence em futuro próximo
Após a conclusão do desenvolvimento das viaturas 6×6 da Nova Família de Blindados sobre Rodas (NFBR) e o início do desenvolvimento das plataformas 8×8, o Projeto Guarani concluiu o processo para obtenção das viaturas leves, 4×4.
O LMV
Lançado em 2002 na EUROSATORY pela IVECO Defence o LMV, rapidamente tornou-se a viatura clássica no seu segmento lançando o padrão que seria seqguido nos próximos anos.
A disseminação do emprego de IEDs (Artefatos Explosivos Improvisados) tornou a célula de sobrevivência da tripulação do LMV um item essencial.
Mais de 4.000 já foram produzidos e estão em operação nos mais diferentes teatros de operações, tais como: Iraque e Afeganistão.
Os países que usam o LMV, entre outros estão o Reino Unido, Noruega, Espanha, Bélgica e Itália.
O seu motor é a versão militarizada da viatura comercial IVECO Daily.
O LMV era reconhecido sempre como o projeto, que melhor atendia aos requisitos do Exército Brasileiro. A única restrição era o custo de aquisição.
DefesaNet obteve a informação, que na Proposta Técnico-Comercial Final referente ao processo de Obtenção por Nacionalização da Viatura Blindada Multitarefa – Leve de Rodas (VBMT-LR), o valor apresentado pela IVECO Defence foi menor que o da AVIBRAS com o TUPI / SHERPA.
Publicado na Página do Escritório de Projetos do Exército – EPEx Após a conclusão do desenvolvimento das viaturas 6×6 da Nova Família de Blindados sobre Rodas (NFBR) e o início do desenvolvimento das plataformas 8×8, o Projeto Guarani concluiu o processo para obtenção das viaturas leves, 4×4. Em Reunião Decisória Especial de 06 de abril de 2016, sobre a Viatura Blindada Multitarefa, leve sobre rodas, foi escolhida a viatura LMV da empresa IVECO. O Exército Brasileiro, dessa forma, finaliza o escopo de plataformas da NFBR, importante passo em direção à mecanização da Força. |
Requisitos Técnicos para a VBMT-LR
Guarnição – 5 pessoas
Configuração 4×4 ou 4×2 com acionamento 4×4 de dentro da cabina
Carga – 2000 cartuchos 7,62mm x 51
1000 cartuchos .50
200 granadas calibre 40
Nota; não necessita ser cumulativo
Interior – Ar condicionado (série)
Sistema NBQ – Possibilidade de instalação
Motor – Diesel
Transmissão – Automática
Pneus – Sistema central de controle de pressão
Dimensões
Altura – 2,20m
Peso em Ordem de Marcha – 8.000kg
Capacidade de Carga – 1.000kg
Performance
Transposição Vau 0,8 m
Velocidade Máxima 90km/h
Proteção
Lançador de granadas fumígenas
Proteção Padrão OTAN STANAG 4569
Balística Nível 3 7.62 x 51 AP – 30 m 930 m/s
Anti-minas Nível 2 6 kg de explosivos Ação em qualquer das 4 rodas
Sistemas de Armas
Condições de receber e operar, em configurações distintas, um dos seguintes sistemas de armas, com movimento horizontal de 360° e movimento vertical com o ângulo de, pelo menos, -7' a +45°:
a – Um sistema de armas que seja estabilizado, acionado e controlado remotamente (Remote Controlled Weapon Staition — RCWS), formado por uma metralhadora calibre 7,62×51 mm ou calibre .50, intercambiáveis, e um lança-granadas de 40 mm. O sistema deve ser dotado de um sistema de observação, direção e controle de tiro com visão diurna e noturna.
b – Um sistema de armas utilizando uma rorreta blindada simples, formado por uma metralhadora calibre 7,62×51 mm ou calibre 50, intercambiáveis, e um lança-granadas de 40 mm.
Os veículos percorreram 4.000 km, em diferentes condições, com peso em ordem de combate, e deveriam completar sem falhas.
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