Search
Close this search box.

TUPI – AVIBRAS detalha sua proposta

A AVIBRAS é uma das finalistas do processo de seleção conduzido pelo Exército Brasileiro (EB) para aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LR) como parte do escopo do Projeto Estratégico do Exército Guarani. A viatura TUPI 4×4 será produzida, sob licença, na nova fábrica de blindados da AVIBRAS em Jacareí através de um processo progressivo de aumento do conteúdo nacional – resultado da cooperação entre a AVIBRAS e a RENAULT TRUCKS DEFENSE.

A VBMT-LR completará a nova família de viaturas blindadas sobre rodas, planejada para reestruturar e modernizar a capacidade da Força Terrestre do EB.

A Diretoria de Fabricação (DF), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do EB tornou pública, no último dia 17, a chamada para negociação e orientação para apresentação da Proposta Técnico-Comercial Final referente ao processo de obtenção por nacionalização da VBMT-LR.

A AVIBRAS entregará a proposta técnico-comercial final à DF no dia 18 de agosto e espera ter sucesso junto ao EB em função das características excepcionais de desempenho do TUPI, ressaltando dentre elas, elevada capacidade de carga, extrema mobilidade e capacidade de transpor obstáculos no campo em função de seu motor de grande potência e elevado torque, da eficiente transmissão e da robusta suspensão.

A viatura também se destaca pela comprovada proteção balística, antiminas e contra IED’s (Dispositivos Explosivos Improvisados) para os cinco tripulantes, além do amplo espaço interno para a tripulação e de seu grande compartimento de carga. Estas características exclusivas do TUPI 4×4 permitirão à VBMT-LR a instalação dos sistemas de Comando e Controle e a configuração nas diversas versões previstas para essa viatura.

No final de novembro de 2013, o EB emitiu um Plano de Avaliação e Aceitação para empresas nacionais e estrangeiras interessadas em participar do processo de avaliação e inspeção, seguido de testes.

Durante cinco meses a AVIBRAS e a Renault Trucks Defense integraram suas capacidades para cuidadosamente projetar e preparar a viatura blindada TUPI 4×4 com o objetivo de atender a todos os requisitos apresentados no Plano de Avaliação e Aceitação emitido pelo EB.

O TUPI foi apresentado ao Centro de Avaliações do Exército Brasileiro (CAEx) em abril do ano passado, tendo efetuado todos os testes com carga 40% acima do requerido, demonstrando assim seu excelente desempenho.

Alta capacidade – A viatura blindada TUPI 4×4 é baseada na Viatura SHERPA LIGHT SCOUT. Trata-se de uma das cinco versões da família de viaturas SHERPA LIGHT, sendo uma excelente plataforma que oferece alta capacidade de carga (2,5 toneladas) e um peso total de oito toneladas, considerando todos os níveis de proteção balística e de proteção contra minas exigidos pelo EB.

A espaçosa e ergonômica cabine blindada tem quatro portas, cinco assentos e permite a instalação de vários equipamentos de acordo com a versão da viatura e a sua missão.

O projeto flexível e modular do teto, e a capacidade de carga da viatura permitem a fácil instalação dos sistemas de armas especificados pelo EB como o Reparo Automatizado X-REMAX de fabricação nacional.

A cabine blindada básica tem provisão para instalação de blindagem adicional, permitindo que a viatura seja utilizada em tempo de paz em uma configuração mais leve, otimizando o consumo de combustível, economizando pneus e freios e minimizando o desgaste. Nas missões táticas, os kits de blindagem adicional disponíveis propiciam várias possibilidades de proteção aos tripulantes.

A ampla combinação de sistemas de armas e de proteção blindada só é possível graças à alta capacidade de carga do TUPI 4×4, resultado da utilização do robusto conjunto motor+transmissão+eixos da Renault Trucks Defense, que assegura elevada mobilidade mesmo com a viatura carregada no seu limite máximo de 10,5 toneladas.

A AVIBRAS tem a capacidade industrial de responder rapidamente a qualquer demanda de urgência das Forças Armadas Brasileiras com a internacionalmente reconhecida qualidade de uma empresa de defesa, que está há mais de 54 anos no mercado.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter