Guarani – Munição 30 mm

O Exército Brasileiro recebeu, em cerimônia solene, realizada na manhça de 20 Março, a Munição 30×173 mm CBC, o mais recente produto desenvolvido na linha de médios calibres da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que será utilizado no novo blindado 6×6 do Exército Brasileiro, a Viatura Brasileira Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani.

O veículo, que servirá de base para uma nova família de blindados multimissões, é equipado em sua versão de combate com o moderno canhão 30 mm Bushmaster II / MK 44.

O evento marcou a conclusão de um processo de pesquisa e desenvolvimento da munição 30×173 mm CBC, realizado com tecnologia própria e 100% nacional. Trata-se de um calibre largamente utilizado pelos principais exércitos, cuja exportação favorecerá a balança comercial brasileira.

O desenvolvimento da Munição 30×173 mm CBC é um grande exemplo da atuação de Pesquisa & Desenvolvimento da CBC, atendendo plenamente aos aspectos de domínio tecnológico preceituados pela Estratégia Nacional de Defesa (END) do Governo Federal, que visam assegurar ao País a autonomia operacional necessária ao exercício das competências atribuídas às Forças Armadas.

O canhão de 30 mm Bushmaster II / MK 44 é montado na torre AEL Sistemas UT 30 (Torre não tripulada). (Ver fotos da matéria). A maioria das unidades do Guarani serão equipadas com a torre REMAX ou PLATT, equipadas com metralhadoras 7,62mm ou .50, cerca de 10 % dos 2000 Guaranis planejados empregarão a torre UT30..

As novas munições CBC com as versões de projéteis de treinamento e operação, nos tipos Exercício Traçante (EX-T) e Alto-Explosivo Incendiário (AEI), foram entregues de forma simbólica ao comandante do Exército Brasileiro General-de-Exército Eduardo  Villas Bôas e ao Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) General-de-Exército  Sinclair Mayer. As munições compuseram o Lote de Experimentação Doutrinária fornecido ao Exército Brasileiro no final de 2014.

A solenidade também contou com a presença de executivos da CBC e auoridades militares como o Chefe do Estado Maior do Exército General-de-Exército Etchegoyen e o Chefe do Escrito´rop de Projetos Especiais do Exército General-de-Brigada Linhares e o Gerente do Programa Gurarani Ceoronel Ruffo..

Dados Técnicos

Munição 30 x 173mm

Munição desenvolvida para a Viatura Brasileira Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, estojo em aço. Uso canhão Bushmaster II MK-44 Alliant Techsystems

     

 

Munição

Peso Projétil (g)

Velocidade (m/s)

30 x 173 mm EX-T

372

1.080

30 x 173 mm AEI

378

1.020

 

Características dos Projéteis

EX-T Exercício Traçante – Destinado ao treinamento com a vantagem da trajetória poder ser visualizada.

AEI ( Alto Explosivo Incendiário): A espoleta da ogiva utilizada nesse projétil possui funcionamento instantâneo quando ocorre o impacto contra o alvo.

A Munição AEI pode ser usada tanto contra viaturas blindadas, todos os transportes de tropas, como em operações típicas MOUT.  

Vários blindados em operação no mundo atualmente são equipados com o canhão Bushmaster II MK-44, como várias versões do CV90 (Suécia, Finlândia e Suíça), Pandur II (Portugal) e Rosomak–Patria (Polônia). Esta baseado no canhão M242 (25 mm), que equipa o M2/M3 Bradley. Cerca de 70 % das peças são comuns. Tem sido o canhão mais adotado na faixa dos 30 / 40 mm devido a sua confiabilidade. A média tem sido de uma falha a cada 22.000 disparos.

A CBC, Empresa Estratégica de Defesa (EED), emprega todo conhecimento adquirido em seus quase 90 anos de história na pesquisa, no desenvolvimento e fabricação de seu completo porftólio, incluindo uma série de produtos inovadores, com destaque às munições de defesa.

A Companhia Brasileira de Cartuchos continua trabalhando no desenvolvimento de novos produtos, incluindo importantes novidades em médios calibres para as Forças Armadas. O Grupo CBC é líder mundial na fabricação de munições para armas curtas e um dos maiores fornecedores de munições militares para os países da OTAN na Europa. Seus produtos estão presentes em mais de 130 países, nos cinco continentes.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter