Novo Pod de Interferência para Ataque Eletrônico Aéreo da SAAB

A SAAB realizou, com sucesso, no dia 04 de novembro, os primeiros ensaios em voo do seu novo e avançado Pod de Interferência para Ataque Eletrônico (EAJP). As interfaces do pod com os equipamentos (hardware) e software da aeronave, bem como o controle e monitoramento pelo cockpit, foram testados durante o voo.

A finalidade do novo pod EAJP da SAAB é proteger a aeronave contra radares por meio de funções sofisticadas de interferência de sinal, neutralizando, assim, a capacidade de ataque dos seus oponentes. O primeiro voo marca um passo importante no programa de desenvolvimento do pod.

A SAAB está aprimorando as capacidades de ataque eletrônico e o novo pod avançado é um importante elemento deste processo. O EAJP representa um complemento importante para as capacidades de ataque eletrônico embarcadas no sistema de combate altamente avançado do novo caça Gripen E/F da SAAB.

O sistema pode ser utilizado ainda em outros tipos de aeronaves. O pod faz parte da família Arexis de sistemas de combate eletrônico da SAAB. "Realizamos os ensaios em voo com o caça Gripen e o novo pod é uma parte importante do desenvolvimento das nossas novas capacidades de ataque eletrônico", diz Anders Carp, vice-presidente sênior e head da área de negócios Surveillance, da SAAB.

Sistemas de guerra eletrônica são utilizados ainda como autoproteção ao detectar passivamente sistemas de radar e mísseis inimigos, protegendo a aeronave ou plataforma ao utilizar medidas ativas e passivas de neutralização de ataques.

A guerra eletrônica ofensiva, também conhecida como ataque eletrônico, envolve a interferência ativa de sinais para desabilitar sensores nos sistemas de defesa aéreo inimigo, fazendo com que eles deixem de ser uma ameaça.

A SAAB, que vem desenvolvendo soluções avançadas há mais de 50 anos, é a principal fornecedora de sistemas de combate eletrônico, que incluem tecnologias sofisticadas de interferência de sinais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter