COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

17 de Fevereiro, 2016 - 17:00 ( Brasília )

FINMECCANICA anuncia contratos para o Sistema IFF dos Gripen NG Brasileiros e Suecos

O sistema IFF proverá aos pilotos do Gripen NG a habilidade de identificar outras aeronaves como amigo-inimigo, assim como prover a localização destes. Os contratos foram assinados com a empresa SAAB

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Finmeccanica announces contracts to provide IFF systems for Swedish and Brazilian SAAB Gripen NG aircraft


O sistema IFF proverá aos pilotos do Gripen NG a habilidade de identificar  outras aeronaves como amigo-inimigo, assim como prover a localização destes. Os contratos foram assinados com a empresa SAAB. A FINMECCANICA é a principal fornecedora dos sensores do caça Gripen NG, da SAAB, fornecendo o radar AESA, os sistemas IRST e IFF.
 
O Grupo italiano FINMECCANICA, através da sua Divisão “Airborne and Space Systems”, assinou contrato para fornecer o sistema de identificação AMIGO – INIMIGO, mais conhecido como (Identification, Friend or Foe - IFF) para o caça Gripen Next Generation (Gripen NG), em desenvolvimentos para a Forças aéreas da Suécia (SwAF) e a do Brasil (FAB).

O sistema IFF proverá aos pilotos do Gripen NG a habilidade de identificar  outras aeronaves como amigo-inimigo, assim como prover a localização destes. Os contratos foram assinados com a empresa SAAB. A FINMECCANICA é a principal fornecedora dos sensores do caça Gripen NG, da SAAB, fornecendo o radar AESA, os sistemas IRST e IFF.


 
O sistema IFF será usado pelos pilotos do Gripen NG para identificar outras aeronaves ou sistemas aéreos como amigos (ou potencialmente inimigos) e determinar a sua localização e a distância destes em relação ao caça. Independente dos outros sensores do Gripen NG, tais como o radar e outros, o sistema IFF pode identificar sistemas aéreos de uma maneira diversa, permitindo ao piloto empregar o radar para seguir os alvos (queue-up targets), para subsequente identificação De particular importância é que o sistema IFF, empregando antenas separadas propicia uma cobertura de mais de 180º, o garante grandes benefícios operacionais.


 
Cada sistema IFF completo é integrado por um transponder e um interrogador. Também incluso um sistema criptográfico adaptado conforme os requisitos do cliente. O transponder, que é o Modelo Mode 5 M428, é o mesmo que está sendo oferecido ao Ministério da Defesa Britânico para atender aos requisitos da NATO-OTAN de uma nova plataforma IFF para toda a sua frota de aronaves.


 
Além do sistema IFF, a FINMECCANICA fornecerá ao Gripen NG os outros dois sensores principais, o Radar Raven ES05 AESA (E-Scan) e o sensor passivo Skyward-G IRST (Infrared Search & Track). Os arranjos contratuais preveem que a FINMECCANICA propiciará ao Sistema IFF um pacote de apoio e manutenção de forma integrada aos outros dois sensores.
 
O caça Gripen NG está tendo uma boa recepção em vários lugares do mundo com a sua proposição de um caça com excelente relação entre a capacidade / preço. A FINMECCANICA tem a satisfação de ser parceiro da SAAB para a suíte dos principais e sensores do caça Gripen NG. Junto aos sistemas IFF, Radar e o IRST, que já estão contratados, o novo BriteCloud Expendable Active Decoy (EAD) da FINMECCANICA foi escolhido pela SAAB como opção para Guerra Eletrônica do Gripen NG.
 
Testes realizados em Abril de 2015, no caça Gripen NG confirmaram a segurança no lançamento e eficácia do BriteCloud EAD e a sua compatibilidade com o sistema de contramedidas de Guerra Eletrônica da aeronave.



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