Gripen E e GlobalEye concluem avaliação de voo na Finlândia

A SAAB concluiu, com sucesso, sua participação com o Gripen E e o GlobalEye AEW&C no HX Challenge finlandês, o evento de teste e avaliação da Força Aérea Finlandesa que aconteceu na Base Aérea de Pirkkala, na Finlândia. A avaliação de voo faz parte da verificação de capacidade do Programa HX, que está em andamento para a aquisição de novas aeronaves de combate para equipar a Força Aérea Finlandesa.

O HX Challenge foi realizado na Finlândia e os testes aconteceram nas condições de inverno do país, com o objetivo de verificar os dados informados anteriormente pelos fabricantes de caças. A solução oferecida pela SAAB apresenta a mais recente tecnologia disponível para operar em um ambiente operacional em constante mudança e altamente desafiador.

"Na última semana, concluímos, com êxito, os ensaios planejados e demonstramos, portanto, os recursos do Gripen e do GlobalEye, uma solução sólida e altamente capaz de responder às necessidades da Força Aérea Finlandesa", diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da área de negócios Aeronautics da SAAB.

Além disso, no dia 31 de janeiro, a SAAB apresentou uma oferta revisada em resposta à Solicitação de Cotação revisada para o programa finlandês HX. A oferta da SAAB para a Finlândia trata-se de uma solução abrangente de poder aéreo e de defesa aérea.

Com os aviões de caça Gripen E/ F projetados para as operações mais desafiadoras e os cenários de ameaças muito semelhantes aos da Finlândia, combinados ao GlobalEye, uma das soluções AEW&C mais avançada do mundo, como multiplicador de forças, a oferta possibilita uma contribuição substancial à capacidade operacional conjunta das Forças de Defesa Finlandesas.

Como parte de sua proposta, a SAAB oferece um pacote substancial de armas e sensores, bem como o equipamento necessário e os serviços associados necessários para operar o sistema. A oferta também inclui um programa de cooperação industrial com o objetivo de desenvolver amplas capacidades nacionais de segurança do suprimento na Finlândia.

Também estão incluídos na proposta a transferência de recursos de manutenção, reparo e revisão para a indústria local, produção de peças e montagem final de aeronaves, bem como o estabelecimento de um centro de manutenção e desenvolvimento na Finlândia.

De acordo com o planejamento do cliente, a decisão de aquisição está prevista para 2021.  

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter