COBERTURA ESPECIAL - Guerra Informação e Híbrida - Pensamento

09 de Outubro, 2019 - 09:00 ( Brasília )

O conflito na Ucrânia entre 2014 e 2018 e seu impacto na segurança internacional

Na Ucrânia a Rússia lançou e aperfeiçoou o conceito de Guerra Híbrida e Informacional desenvolvidas pelo General Valery Gerasimov. Hoje estes conceitos são empregados em outras partes do mundo.


 

O conflito na Ucrânia entre 2014 e 2018 e seu impacto na segurança internacional

Estudo apresentado na Universidade da Força Aérea (UNIFA) ano 2019

 

Autores
Kaiser David Vargas Konrad
Humberto José Lourenção

 
A guerra no Leste da Ucrânia completa quatro anos em 2018. Embora os Acordos de Minsk, em 2014, tenham freado o avanço do conflito, naquele momento apenas serviram para dar uma satisfação para a comunidade internacional, dizendo que os líderes europeus se preocupavam com o que estava acontecendo e dessa forma evitar um confronto direto entre os Exércitos da Rússia e Ucrânia pela posse daquela região, acontecimento que representaria uma séria ameaça à paz Internacional.

A anexação da Crimeia e o conflito no leste ucraniano provocaram a maior crise entre a Rússia e o Ocidente desde o final da Guerra Fria, e tinha potencial para ir mais além. Os acontecimentos de 2014 foram resultados de uma grande operação encoberta conduzida pela inteligência militar russa no exterior (Glavnoye Razvedyvatelnoye Upravlenie- GRU), que colocou mais uma vez em prática a Maskirovka, ou engodo militar, desta vez fazendo uso dos modernos recursos tecnológicos do século 21.

A manobra teve um objetivo estratégico claro, enfraquecer e manter a Ucrânia na zona de influência russa, impedindo qualquer possibilidade ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na União Europeia. Através de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa realizada in loco ao longo dos últimos quatro anos, através de extensa cobertura jornalística do autor, este artigo busca elucidar os acontecimentos ocorridos na Crimeia e no leste da Ucrânia, o emprego da Maskirovka pela Rússia, atualizado ao cenário do século XXI sob forma de uma moderna guerra híbrida, e analisar a importância do assunto à luz do estudo da Segurança Internacional.
 
Nota DefesaNet

Os autores citam como referência os trabalhos do colaborador de DefesaNet, o pesquisador Frederico Aranha, em especial sobre Guerra Híbrida



O conflito na Ucrânia entre 2014 e 2018 e seu impacto na segurança internacional by nelson during on Scribd


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Presidência da República

Presidência da República

Última atualização 21 OUT, 17:00

MAIS LIDAS

Guerra Informação e Híbrida