COBERTURA ESPECIAL - Guerra Informação e Híbrida - Geopolítica

02 de Julho, 2019 - 11:25 ( Brasília )

Rússia propõe troca de prisioneiros aos EUA, diz agência Interfax


A Rússia pediu aos Estados Unidos nesta segunda-feira que libertem o piloto russo Konstantin Yaroshenko e propôs uma troca de prisioneiros para Washington obter a soltura de qualquer cidadão norte-americano detido na Rússia, disse a agência de notícias Interfax.

Os comentários podem alimentar a especulação de que Moscou busca uma troca de prisioneiros envolvendo Paul Whelan, ex-fuzileiro naval dos EUA preso e detido na Rússia devido a acusações de espionagem, que ele nega e que disse equivalerem a um sequestro político.

Yaroshenko está cumprindo uma pena de 20 anos por conspirar para contrabandear cocaína para os EUA. Ele foi preso por forças especiais norte-americanas na Libéria em 2010.

“Libertem Yaroshenko, troquem-no por um americano ou americanos que estão cumprindo sua pena aqui”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, segundo citação da Interfax.

Ele não mencionou nenhum cidadão norte-americano específico sob custódia.

Whelan, que possui passaportes norte-americano, britânico, canadense e irlandês, foi detido em um quarto de hotel de Moscou em 28 de dezembro.

Ao comparecer a um tribunal no mês passado, ele apelou ao presidente dos EUA, Donald Trump, para que intervenha por ele, dizendo que “não podemos manter a América grande a menos que protejamos agressivamente” os cidadãos norte-americanos onde quer que estejam.

Em maio, Whelan disse que estava sendo ameaçado na prisão e humilhado.

A embaixada dos EUA em Moscou disse nesta segunda-feira que pediu ao governo russo que permita uma avaliação independente de seu estado, mas que o pedido foi rejeitado e que o estado de Whelan piorou.

Também nesta segunda-feira, Ryabkov exortou os EUA a devolverem propriedades russas confiscadas como um primeiro passo para melhorar as relações bilaterais fragilizadas.

Ryabkov falou alguns dias antes de Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontrarem nos bastidores da cúpula do G20 na cidade japonesa de Osaka.

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 16 OUT, 11:00

MAIS LIDAS

Guerra Informação e Híbrida