COBERTURA ESPECIAL - Guerra Informação e Híbrida - Geopolítica

19 de Maio, 2017 - 00:10 ( Brasília )

GUYANA - Exército Brasileiro Esclarece ação no País


Nota DefesaNet

Mencionamos de forma incorreta na legenda da foto o comandante da 1 Bda Inf S. O correto é  GenBda Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que assumiu o comando em 12ABR2017. Substituiu o GenBda General  de Brigada Algacir Antonio Polsin anteriormente citado. Já está atualizado.

O editor




Em matéria exclusiva DefesaNet comentou, horas depois de publicado, posts na conta Twitter do grupo nacionalista venezuelano @antrocanal.

O grupo com base em um vídeo adulterado do informativo do Governo da Guyana, o Government News Brief, do dia 12 Maio 2017.

Nele o embaixador da Guyana em Brasilia DF, informava que o Exército Brasileiro iria ajudar o Exército da Guyana em realizar operações  “drilling” (perfurar), na Região IX, Alto Takutu-Alto Essequibo, daquele país. A palavra serviu para disparar alertas de que o Exército Brasileiro estaria perfurando poços petrolíferos na contestada, pela Venezuela, região de Esequibo.

DefesaNet recebeu a resposta do Centro de Comunicação Social do Exército (CEOMSEx), publicada abaixo. Trata-se de poços artesianos para a região que vem sendo castigada por seca.

Grupos na Venezuela contataram o @antrocanal para modificar sua postura frente ao Exército Brasileiro. Mesmo assim dois post mais foram publicados relacionados ao Exército Brasileiro.

Observar no mapa a estratégica região do Alto Takutu-Alto Essequibo, na fronteira norte do Brasil.




EXÉRCITO BRASILEIRO
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

Brasília DF, 18 Maio 2017

 

Em atenção à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica de 17 de maio de 2017, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue:
 
Um Termo de Cooperação poderá ser firmado entre o Governo do Brasil e o Governo da Guiana, para o emprego do Exército Brasileiro, por meio de tropas de engenharia, com o objetivo de capacitar Engenheiros Militares do Exército da Guiana a perfuração e instalação de poços artesianos em território guianense.

Para que esta capacitação seja alcançada, conjuntamente, militares brasileiros e guianenses deverão realizar a perfuração e instalação de 8 (oito) poços artesianos na Região IX da Guiana,  em localidades que vêm sendo castigadas pelos efeitos da seca.


 










VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Presidência da República

Presidência da República

Última atualização 25 MAI, 02:00

MAIS LIDAS

Guerra Informação e Híbrida