Relatório Otálvora: Operação Castrochavista de Guerra Informacional alcança todo o continente


 

EDGAR C. OTÁLVORA
@ecotalvora

Publicado no Diario las Americas


 

O receio de violência política na Guiana já chama a atenção da imprensa há várias semanas nos meio diplomático e altos funcionários da ONU por ocasião das eleições parlamentares realizadas em 02MAR2020. O governo de David Granger sofreu um impeachment, em 21DEZ2018, e as eleições parlamentares deveriam ser realizadas dentro de 90 dias, o que não aconteceu. Granger, do partido APNU, apresentou seu nome para competir com Irfaan Ali, do Partido Progressista do Povo. Depois de mais de dois dias de votação, os resultados das eleições não foram publicados, chamando a atenção para o fato de as nove regiões remotas da capital terem relatado, em 04MAR2020, seus resultados faltando os cálculos da região de 04 Demerara-Mahaica, que inclui a capital Georgetown e que é o que contribui com maior número de assentos para a Assembleia Nacional. Na noite, de 06MAR2020,  as autoridades eleitorais (GECOM) divulgaram os resultados da região 04 mostrando  que 63% dos votos foram para a coalizão, que apoia Granger, com que o atual mandatário manteria o cargo que exerce desde 2015.

Polícia da Guaina em ação, 06MAR2020, @stabroeckews

*****
Os resultados das eleições começaram a ser contestados diante das evidências de procedimentos pouco transparentes dos agentes eleitorais da região 04. Na noite, de 05MAR2020, a embaixadora dos EUA Sarah-Ann Lynch, os altos comissários britânico e canadense Greg Quinn e Lilian Chatterjee e o chefe da delegação da União Europeia, Fernando Ponz-Canto, divulgaram uma declaração na qual "questionaram" os resultados da região 04 com base em suas observações e pediram para concluir o exame. Na manhã, de 06MAR2020, com o espírito aquecido nas ruas de Georgetown, as missões internacionais de observação da OEA, Commonwealth, União Européia e o Center Carter divulgaram uma declaração denunciando que a "tabulação dos resultados para as eleições na Região 4 foi interrompida e permanece incompleta". Logo depois, os EUA, o Reino Unido, o Canadá e a União Europeia expressaram "sua profunda preocupação com alegações credíveis de fraude eleitoral que podem influenciar os resultados dessa eleição" e pediram a Granger que evitasse uma transição governamental que acreditamos que seria inconstitucional, pois seria baseado em um processo de tabulação de votos que carecia de credibilidade e transparência”. Granger está proclamando sua vitória enquanto a oposição denuncia fraude.

As acusações de fraude eleitoral podem se tornar um gatilho para uma grave crise política em uma das economias mais pobres do continente, mas que está se tornando um poderoso exportador de petróleo. O próximo governo guianense seria o primeiro a desfrutar de um ganho orçamentário baseado na produção de petróleo, que as empresas americanas e chinesas produzem nas águas reivindicadas pela Venezuela. Granger, que atuou como um aliado das companhias de petróleo dos EUA, permitindo-lhes avançar sobre o território disputado com a Venezuela, agora está sendo desafiado pelo Departamento de Estado dos EUA. O candidato da oposição é visto com simpatia pela esquerda continental por causa das relações que seu partido manteve com o regime cubano.

*****
Cuba, Venezuela e a rejeição do comunismo seriam questões que Donald Trump destacará em suas intervenções na campanha eleitoral presidencial dos EUA para enfrentar a candidatura democrata.

No dia, 06MAR2020, em uma entrevista coletiva na Casa Branca, Trump foi questionado pelo correspondente do jornal britânico The Guardian sobre os resultados nas eleições primárias do Partido Democrata que refletiam a ascensão do ex-vice-presidente Joe Biden. Trump respondeu "Joe Biden? Ele é da esquerda. Sob muitos aspectos, é pior que Bernie. "Após a" super terça-feira "de 03MAR20, quando catorze estados mantiveram seus votos primários, as reais opções para escolher o rival de Trump, nas eleições, de 03NOV2020, foram reduzidas dentro do Partido Democrata para dois: o esquerdista radical Bernie Sanders e Joe Biden, o que assume papel de esquerdista moderado, que pode enfrentar Trump e neutralizar a ala radical de seu partido.

O comentário de Trump veio quando ele pegava um voo para a Flórida, com paradas no Tennessee, onde se encontrará no 07MAR2020 com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

*****

A restauração da democracia na Venezuela aparece como uma das questões acordadas entre os dois governos para a reunião e jantar oferecido por Donald Trump a Jair Bolsonaro planejado para a noite, de 07MAR2020, na residência Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida. O esquema acordado para a reunião e o local onde ela será realizada são sinais da proximidade com a qual a atual Casa Branca se relaciona com o governo brasileiro. A reunião com Bolsonaro acontece alguns dias após a do encontro de Trump com o colombiano Iván Duque, em Washington, com quem, além da questão da erradicação de narcoculturas na Colômbia, também foi abordada a “questão da Venezuela”.
 
A incomum visita de quatro dias de um presidente brasileiro ao estado da Flórida terá um dos destaques sobre o assunto das relações militares EUA-Brasil. No domingo 08MAR20, Bolsonaro visitará a sede do Comando Sul US SOUTHCOM), onde estará presente o almirante Craig Faller e representantes do Departamento de Defesa. Nesse contexto, será assinado o contrato bilateral de pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação de RDT & E, com o qual a indústria de defesa brasileira pretende expandir sua presença nos EUA e no mundo. O fortalecimento da política externa brasileira com a de Washington também trará à discussão a situação no Oriente Médio e a segurança regional da América, na negociações entre Trump e Bolsonaro.

*****

Uma operação de propaganda foi desencadeada pelo eixo Castrochavista com o triplo objetivo de derrotar o governo de transição na Bolívia, melhorando a imagem internacional de Evo Morales e afetar a candidatura de Luis Almagro a um novo mandato no Secretário-Geral da OEA.
 
Em 26 de fevereiro de 2020, um trabalho assinado por John Curiel e Jack R. Williams sobre os resultados das eleições presidenciais na Bolívia, de 20OUT2019, é publicado no portal "Monkey Cage" do Washington Post. Curiel e Williams se apresentaram como pesquisadores do "Laboratório de Dados e Ciência das Eleições" do Instituto de Tecnologia de Massachusetts MIT. Os autores que iniciam seu texto afirmando que na Bolívia houve um “golpe de estado” contra Evo Morales esqueceram que seu artigo havia sido preparado por contrato com o Centro de Pesquisa Econômica e Política (CEPR), uma das dezenas de centros de estudos que existem em Washington em busca de financiamento. O Relatório Otálvora, em 27FEV2020, solicitou a John Curiel por e-mail informações sobre o financiamento de seu estudo sem receber sua resposta.

O CEPR é especializado em dar aparência acadêmica às ações políticas da esquerda. Apesar de atuar em coordenação aberta como governos estrangeiros como Venezuela ou México, o CEPR nunca se registrou no Departamento de Justiça como um agente do governo estrangeiro.

*****

O texto publicado por Curiel e Williams no site do Washington Post é um resumo de um relatório dos mesmos autores, apresentado como especialistas em estatística em questões eleitorais, publicado em 27FEV2020 no portal do CEPR. A operação de propaganda cumprira seu primeiro objetivo: publicar um texto supostamente protegido pelo prestígio do The Washington Post e do MIT.

O relatório de Curiel e Williams é limitado a uma série de simulações estatísticas que contestam os resultados da contagem preliminar de votos (suspensa antes da finalização) contra os resultados finais que deram uma vantagem de mais de 10% que permitiram a Morales proclamar-se reeleito em primeira rodada Esses resultados foram classificados como suspeitos pelos técnicos da OEA presentes na Bolívia, que se somaram aos protestos populares que deram origem à crise política na qual Evo Morales aceitou a realização de uma segunda rodada eleitoral e, posteriormente, renunciou ao cargo e deixou o país. . O relatório de Curiel e William não se baseava em informações de campo (irregularidades, registros e análise de computadores, etc.), que consideravam os eventos ocorridos na Bolívia, mas em jogos estatísticos de simulação em laboratório.
 
*****
 

 

Mark Weisbrot, em Caracas,  05MAR2011.


Mark Weisbrot, fundador, relações públicas e chefe do CEPR, mantém relações diretas com os governos Castrochavistas por mais de uma década. No dia 05MAR2011, ele foi recebido no Palácio Miraflores quando viajou para Caracas, acompanhando o ator Sean Penn, que era um hóspede regular de Hugo Chávez. Em 24AGO2012, ele foi convidado de Rafael Correa em Quito, onde fez uma “palestra” em defesa de Julian Assange, que permanecia asilado pelo governo equatoriano em sua embaixada em Londres. No dia 06MAR2014, Weisbrot visitou Miraflores novamente na companhia do ator Danny Glover, que aparece como membro do conselho do CEPR. Ambos acompanharam Nicolás Maduro em um evento de proselitismo no centro de Caracas, que foi transmitido pela televisão oficial.

Em 2019, Weisbrot publicou com o economista Jeffrey Sachs, um trabalho de aparência científica, no qual afirmou demonstrar que as sanções impostas pelos EUA ao regime de Chávez foram responsáveis ??pela queda da produção de petróleo venezuelana “e causaram danos muito graves ao vida e saúde humanas, incluindo mais de 40.000 mortes estimadas entre 2017-2018 ”. O relatório Sachs-Weisbrot, amplamente utilizado pelo governo de Nicolás Maduro, baseou-se em uma comparação enganosa entre a indústria petrolífera venezuelana e a Colômbia, sem levar em conta o processo de deterioração da empresa estatal de petróleo venezuelana PDVSA durante o regime chavista. Como no caso das eleições bolivianas, o estudo de Weisbrot sobre as sanções ao PDVSA limitou-se a um duvidoso exercício estatístico.

*****

A equipe do CEPR trabalha para o regime chavista há quase duas décadas. Pelo menos três membros da equipe de “pesquisadores” do CEPR faziam parte do escritório de propaganda criado em Washington pelo governo de Hugo Chávez em 2003, chamado “Gabinete de Informações da Venezuela” VIO. Esse escritório foi dirigido por Olivia Goumbri e coordenado por Deborah James, que atualmente faz parte da equipe do CEPR. Goumbri atua há mais de uma década como agente a serviço do governo Chávez e, dado seu status de americano, se registra regularmente no Departamento de Justiça dos EUA por prestar serviços políticos à Embaixada da Venezuela em Washington.

A lista de membros do CEPR também inclui o Guillaume Long equatoriano, que ocupará uma longa lista de cargos durante os governos de Rafael Correa, incluindo o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Long atua como a ponte entre o CEPR e a estrutura castrochavista no continente.
 
*****

Poucas horas após a publicação das duas versões do trabalho de John Curiel e Jack R. Williams, o governo Andrés López Obrador deu o segundo passo da operação contra Luis Almagro e a favor de Evo Morales. Em 28FEV20, a representante permanente do México na OEA, Luz Baños Rivas, entregou à Secretaria-Geral da organização uma comunicação exigindo que Almagro explique "por escrito" as diferenças entre o Relatório de Observadores da OEA e o "Washington Post ”e que“ pesquisadores especializados independentes ”realizem uma“ análise comparativa ”entre a“ pesquisa do MIT ”e a da missão da OEA. Dessa maneira, o governo mexicano atribuiu dava credibilidade ao relatório do MIT e ao Washington Post e atacava Almagro.

Em 29FEV2020, o presidente argentino Alberto Fernandez, em um tweet aderiu publicamente à operação: “De acordo com um relatório publicado pelo @ washingtonpost e feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Evo Morales venceu as eleições do ano passado por mais de 10 pontos de diferença, sem nenhuma mediação de fraude ". A aliança de López Obrador e Alberto Fernández contra Almagro estava em pleno andamento. Os governos do México e da Argentina, ambos protetores de Evo Morales, estavam agindo em combinação óbvia, indicando  Almagro como responsável por um golpe na Bolívia.

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 
O tweet do Presidente Alberto Fernández dando total apoio ao documento do CEPR

Em 29FEV2020, o "Grupo Puebla", organização neo-Castrochavista, emitiu uma declaração apoiando "a solicitação da Missão Permanente do México à Organização dos Estados Americanos (OEA), em relação à solicitação de informações básicas para contrastar seu relatório técnico com o" Análise sobre a eleição da Bolívia em 2019 ” dos“ pesquisadores ”Williams e Curiel. Entre os signatários da declaração do Grupo Puebla estão o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorín, ex-ministro das Relações Exteriores de Evo Morales David Choquehuanca, o chileno Marco Enriquez-Ominami, o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, o colombiano Ernesto Samper, o colombiano Ernesto Samper, o paraguaio Fernando Lugo e o presidente Argentina na prática Alberto Fernández. O apoio imediato do governo Maduro e do partido Podemos na Espanha mostrou a amplitude da campanha de propaganda.

No 04MAR20, o MIT através do reitor Richard Lester informou ao governo boliviano que o trabalho de Williams e Curiel é "um estudo externo" realizado pelos autores como "consultores independentes" do CEPR e não do MIT.

 

 

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tweet de Luis Almagro publicando carta da diretoria do MIT.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter