GHL: Dinossauros em Havana

 

Publicado na área de Opinião de

O Estado de São Paulo

Um desavisado que desembarcasse em Havana por esses dias poderia pensar que os dinossauros não foram extintos. Pela capital cubana desfilaram representantes de partidos políticos de esquerda – entre os quais, claro, o PT – e movimentos “populares” de 86 países. Esses seres exóticos, todos muito bem alimentados, participavam de um convescote intitulado – preparem o fôlego – Encontro Anti-imperialista de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo.

Essa esquerda caquética julga ainda viver no tempo em que, sob o patrocínio da União Soviética, tinha alguma capacidade de mobilização com suas palavras de ordem contra o capitalismo. Hoje – quando até a China comunista prefere o investimento privado e por isso prospera, ao passo que as socialistas Cuba e Venezuela maltratam seus cidadãos, privando-os do básico -, cobrar mobilização em defesa de regimes estatistas e ditatoriais a pretexto de enfrentar o “imperialismo ianque” seria apenas cômico, se não condenasse povos inteiros à pobreza crônica.

 

A declaração final do tal encontro é um primor de cinismo, a começar pela menção à “democracia” num encontro protagonizado pelo ditador de honra de Cuba, Raúl Castro, e pelo autocrata da Venezuela, Nicolás Maduro. “Vivemos um momento singular na história”, diz o texto, para em seguida mencionar que “os povos nas urnas, nas ruas e nas redes sociais demonstram, com seu voto e seus protestos, o esgotamento da ofensiva imperial conservadora e restauradora neoliberal da direita oligárquica” – ao que se segue uma série de considerações sobre o “capital transnacional”, o “poder midiático” e o “fundamentalismo religioso”, tudo, naturalmente, em conluio para “destruir a vida em harmonia com a natureza” e “colocar em perigo a espécie humana”. Nada menos.

 

A declaração começa pela inevitável “solidariedade” a Cuba e pela denúncia do “criminoso e genocida” bloqueio norte-americano àquele país. Mais adiante aparece a “firme solidariedade” com a “Revolução Bolivariana e Chavista, a união cívico-militar do povo e seu legítimo presidente Nicolás Maduro” na Venezuela.

Depois de demonstrar submissão a duas ferozes ditaduras, o encontro se declara mobilizado para reclamar a “imediata liberação do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, vítima da judicialização da política, que tem como objetivo a perseguição e o encarceramento de líderes políticos de esquerda e progressistas latino-americanos”. Ou seja, enquanto denuncia a “perseguição política” a um condenado por corrupção num processo legítimo, os esquerdistas louvam a “democracia” em países que rotineiramente encarceram opositores e calam a imprensa.

Nessa linha, não poderia faltar menção à contestada reeleição do caudilho boliviano, Evo Morales, festejada em Havana como prova do sucesso das “medidas em benefício popular” tomadas pelo governo. Os protestos da oposição, que denunciou fraude, foram tratados na declaração como “tentativa de golpe de Estado”.

A patacoada inclui um chamamento à “guerra cultural e simbólica que tem como espaço em disputa a subjetividade do ser humano”, seja lá o que isso signifique, “articulando a batalha midiática na internet e nas redes sociais digitais, alimentando as redes da verdade frente à ofensiva da mentira do imperialismo neoliberal”. A tal “guerra” no mundo virtual, em que basta digitar alguns caracteres, é conveniente para quem não é muito chegado ao trabalho e acha que pode fazer a “revolução” no conforto de casa.

Felizmente, os esquerdistas reunidos em Havana para celebrar ditaduras sanguinárias e pregar revoluções de fancaria são vistos cada vez mais como fósseis paleolíticos – cuja exumação só interessa aos extremistas de direita que veem comunistas em toda a parte. Mas não custa lembrar que, para que esse discurso radical não prospere e seduza os incautos, é preciso que os verdadeiros democratas, à esquerda e à direita, trabalhem em favor da revalorização da política, única forma genuinamente democrática de superar os impasses da sociedade.

 

 

Díaz-Canel: Um mundo melhor é possível, necessário e urgente! Vamos lutar por ele!

 

Discurso proferido pelo presidente da República de Cuba, Miguel M. Díaz-Canel Bermúdez, no encerramento do Encontro Antimperialista de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, no Palácio das Convenções, em 3 de novembro de 2019, Ano 61º da Revolução

(Exclamações de: «Díaz-Canel, seguro, aos ianques dá-lhes duro!« E «Obrigada, Cuba, garantia da paz!»)

 

Agradeço a todos vocês.

 

Acho que nós todos concordamos que não há discurso melhor do que o dos poetas (Risos), mas, bem, temos que fazer as conclusões.

 

Querido companheiro general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba;

 

Companheiro, irmão e presidente Nicolás Maduro Moros, da República Bolivariana da Venezuela;

 

Queridos líderes revolucionários da África, Ásia, América Latina e Caribe;

 

Irmãos, amigos, colegas:

 

Uma saudação especial a todos aqueles que resistem e vieram à capital cubana, que sempre foi e será um ponto de encontro para aqueles que defendem a paz e a solidariedade entre os povos.

 

O apoio, entusiasmo, solidariedade que vocês expressam, entusiasma e compromete, e com Raúl e Maduro estamos dando duro aos ianques (Aplausos).

 

Acabamos de retornar de uma longa e intensa viagem por alguns países europeus, que incluiu uma visita ao Azerbaijão para participar da 18ª Cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados.

 

Os Não-Alinhados, que haviam enfraquecido no final da Guerra Fria, retomaram o espírito de Bandung, a declaração que lhes deu vida. Eles são mobilizados pelo curso dramático dos eventos e pela crise do multilateralismo que hoje está colocando em risco o sistema das Nações Unidas.

 

Lá, Cuba condenou veementemente a crise que ameaça a todos, especialmente os países de menor desenvolvimento.

 

Denunciamos os responsáveis ??por essa situação e dissemos: «nunca mentiu-se tanto, com mais descuido e custo mais terrível para a grande maioria da humanidade, dependendo dos interesses de uma minoria que levou seus luxos a excessos alucinantes».

 

«No século 21, proliferam ameaças e agressões de graus variados contra todos os governos soberanos que se recusam a servir o poder hegemônico para instalar bases militares, entregar seus recursos ou ceder ao seu mandato».

 

Mas não fomos os únicos a apontar o culpado pelo nome. Vários líderes ficaram alarmados com o retorno do hegemonismo norte-americano, que ameaça e age brutalmente contra governos aos que considera inimigos, porque não compartilham suas políticas, e ataca ferozmente o socialismo, como se fosse um sistema social inaceitável.

 

Em nível global, existe uma grande preocupação com os recuos em áreas importantes, como paz, autodeterminação e soberania das nações, meio ambiente e confronto às mudanças climáticas, os direitos humanos, a justiça social e a busca pela equidade econômica.

 

Em nossa área geográfica, em particular, a preocupação não é menor. A América Latina e o Caribe sofrem o retorno da Doutrina Monroe e as piores práticas do macartismo. Nos postulados de ambas as políticas imperialistas repousa a sequência descontrolada de ações intervencionistas que o atual governo dos EUA desencadeou desde que chegou ao poder.

 

O presidente dos Estados Unidos e sua corte de falcões atacam a Revolução Cubana, a Revolução Bolivariana, a Revolução Sandinista, o Fórum de São Paulo, a liderança política da esquerda brasileira, boliviana e argentina e os movimentos sociais, populares e progressistas de toda a região que consideram seu quintal.

 

O sistema interamericano reativa mecanismos de memória odiosa para a região, como o Tratado de Assistência Recíproca (TIAR) e a OEA desmoralizada, consolidada como instrumento de pressão política dos Estados Unidos e das oligarquias que defendem o neoliberalismo.

 

Como é que não vou rir da OEA, se é uma coisa tão feia, que causa risos (Aplausos), é assim que nossos pais cantaram nos anos em que a agência expulsou Cuba por não se submeter ao mandato de Washington. O que poderíamos cantar-lhe agora, quando não conseguiu ajoelhar a Venezuela e queria tirar a espinha no dedo atacando a Bolívia?

 

Lá eles correram, preocupados com os resultados eleitorais dessa nação latino-americana, uma das que cresceu mais e melhor na última década, depois de terem sido os mais pobres e atrasados ??do Cone Sul em séculos.

 

Sim, a OEA é uma coisa muito feia. E muito cínica. Suas «preocupações» não atingem as profundezas da raiva dos povos que se levantam contra o neoliberalismo e recebem balas, gases e lideram protestos pacíficos.

 

Companheiros:

 

É muito importante distinguir nesta guerra que estão travando contra nós o curso de seu complemento na mídia. Na vanguarda das políticas imperiais, os tanques da ofensiva cultural e simbólica estão sempre avançando, visando legitimar as injustiças do sistema capitalista, desqualificar as alternativas políticas da esquerda e destruir a identidade cultural de nossas nações, como passo anterior à sua desestabilização.

 

Há pouco, no Azerbaijão, conseguimos desmentir a falácia que Washington tentou impor como matriz contra o legítimo governo venezuelano.

 

Quando Nicolás Maduro Moros, na condição de ex-presidente do Movimento, liderou a assembleia em sua primeira parte e entregou a presidência pro tempore ao Azerbaijão, praticamente todas as delegações participantes — cerca de 120, em diferentes níveis de representação — reconheceram e parabenizaram o desempenho da República Bolivariana à frente do Movimento dos Não-Alinhados (Aplausos).

 

Onde estava a suposta rejeição da comunidade internacional à Venezuela? Por que não houve uma única expressão de rejeição ou crítica ao governo bolivariano pelos governos que representam a maioria absoluta das Nações Unidas? No entanto, como parte da guerra de símbolos, do linchamento da mídia lançado contra Maduro, na metade do planeta, a mídia publicou ao máximo que ele não tem apoio internacional.

 

Internamente, eles também não tratam bem aqueles políticos que acreditam seriamente que uma mudança nos Estados Unidos é necessária. O discurso é agressivo e desqualificador para todos aqueles que não compartilham o comportamento do presidente, que anuncia no Twitter decisões que afetam milhões e exibe comportamentos condenáveis ??em qualquer lugar.

 

Ele fala sobre o socialismo sem a menor ideia do que isso significa. E decreta o fim de qualquer experiência ou programa político que pretenda superar a injustiça predominante, como se em suas mãos estivesse o curso da história.

 

Ele não foi o primeiro imperador a propor isso. E certamente ele não será o último a falhar. Porque a história só pode ser mudada pelos povos (Aplausos).

 

Fidel disse muitas vezes que a mentira era o principal adversário da derrota na política e que dizer a verdade é o primeiro dever de todo revolucionário. Essa é uma das nossas missões fundamentais como políticos revolucionários. O primeiro inimigo a derrubar é a mentira e, mais ainda, a mentira imperialista (Aplausos).

 

Com mentiras, cercaram Cuba e, durante anos, separaram-na do seu ambiente natural. Com mentiras, invadiram nações, destruíram cidades, afastaram regiões inteiras no caminho do desenvolvimento.

 

Com mentiras, atacaram o Iraque e a Líbia e os mergulharam na instabilidade. Com mentiras, transformaram a Síria em uma instalação de testes de armas e um teatro de operações terroristas, que financiaram sob falsas bandeiras da democracia e da liberdade.

 

Com mentiras colossais e ridículas, acusam Cuba, Venezuela e o Fórum de São Paulo de promover revoltas populares em qualquer recanto do planeta, enquanto cobrem os olhos, ouvidos e boca, para não ver, não ouvir, não reconhecer o que os povos estão gritando na rua: o neoliberalismo é um fracasso econômico e um desastre social (Aplausos).

 

Essa técnica é aplicada perversamente na tentativa desesperada de derrubar o governo bolivariano da Venezuela e, ao mesmo tempo, prejudicar Cuba. Embora tenha suas raízes nos anos de brilhante e bem-sucedida integração em que Chávez e Fidel criaram a ALBA, nos últimos meses os Estados Unidos lançaram com grande força uma campanha mentirosa contra qualquer tipo de relacionamento entre nossos dois países.

 

Somos acusados ??de sustentar a Revolução Bolivariana, numa versão tardia da teoria dos satélites que na época desencadearam contra a antiga União Soviética e lançam mão desse pretexto para justificar o bloqueio.

 

A cooperação médica cubana é um objetivo de ataque permanente. Trata-se de desacreditar um esforço nobre e solidário que o mundo inteiro reconhece e que, juntamente com a Escola Latino-Americana de Medicina e a Brigada Henry Reeve, contra desastres naturais, constituem a expressão mais genuína e bem-sucedida da cooperação entre os países em desenvolvimento. (Aplausos)

 

Os três projetos, obras de valor humano inquestionável, emergiram das ideias de Fidel como uma exaltação da solidariedade internacional.

 

Já existem mais de 400.000 profissionais de saúde em Cuba que prestaram serviços em 164 países. Neste minuto, mais de 29.000 atendem às populações vulneráveis ??de 65 nações.

 

Nada diz tanto sobre a essência humanista da Revolução Cubana como essa cooperação. É por isso que o esforço para denegri-la e destruí-la não é surpreendente. A solidariedade é estranha ao capitalismo.

 

Foi contra eles e apesar deles, que o colonialismo e o apartheid foram derrotados na África, onde os melhores filhos da Revolução Cubana compartilharam sacrifícios e até o sangue com combatentes angolanos, namibianos e de outras nacionalidades. A partir de lá, onde os impérios sempre viajavam para saquear, apenas trazíamos nossos mortos (Aplausos) e a convicção de ter cumprido «o mais sagrado de nossos deveres: combater o imperialismo onde quer que esteja», como Che Guevara nos deixou.

 

Defesa, educação, saúde, ciência… A cooperação cubana, a filha da solidariedade como princípio, foi, está e estará em qualquer área nobre da atividade humana, onde possamos contribuir. Ser solidário é pagar nossa própria dívida com a humanidade (Aplausos).

 

Por ser solidária e consistente com sua história de lutas e sacrifícios, por ser irmã e companheira dos povos que resistem, Cuba é condenada e sancionada sem limites.

 

Nosso país hoje sofre um estreitamento criminal do cerco, o ressurgimento de uma política imoral e ilegal que por mais de 30 anos a Assembleia Geral das Nações Unidas condenou virtualmente por unanimidade, sem que os Estados Unidos reagissem à demanda mundial.

 

Essa é outra prova de desrespeito às regras do Direito Internacional, que sofreu, em particular, com uma lei ilegal como a Helms-Burton, que persegue e sanciona países terceiros, internacionalizando o bloqueio.

 

Dado que essas armadilhas não são suficientes para derrotar um povo que luta por sua independência há 151 anos e nunca vai desistir, o império agora aplica práticas de cerco, perseguição e sanções contra países, empresas e navios que contribuem para o transporte de combustível para Cuba.

 

Como se pode decretar tal ação e depois declarar que seu objetivo é isolar o governo cubano e ajudar seu povo?

 

Desde a época do famoso Memorando Mallory, Cuba sabe muito bem, pela boca de seus próprios criadores, qual é o primeiro e o último fim do bloqueio.

 

Aquele funcionário ianque disse: «A maioria dos cubanos apoia Castro (…) Não há oposição política efetiva (…) A única maneira eficaz de fazê-lo perder o apoio interno ao governo é provocar desapontamento e desânimo através da insatisfação econômica e a escassez (…) Devemos rapidamente pôr em prática todos os meios possíveis para enfraquecer a vida econômica (…) negando dinheiro e suprimentos a Cuba, a fim de reduzir os salários nominais e reais, a fim de causar fome, desespero e derrubada do governo». Que maldade!

 

Não nos cansaremos de reiterá-lo para que ninguém seja enganado. A política dos Estados Unidos contra Cuba tornou-se muito explícita nesse documento, de 6 de abril de 1960.

 

Porém, antes do Memorando de Mallory, existem outros documentos e políticas que revelam o caráter histórico dos objetivos imperiais em relação a Cuba e ao resto de Nossa América. Da teoria da «fruta madura» e da Doutrina Monroe, agora reativada.

 

José Martí viu isso mais claramente do que outros e o deixou avisado em seu testamento político, em sua carta inacabada de 18 de maio de 1895, onde revela o final superior de sua luta para mudar os destinos da Ilha.

 

«… Eu estou em perigo todos os dias de dar a minha vida pelo meu país e pelo meu dever — desde que o compreendo e tenho a coragem de cumpri-lo — para impedir a tempo, com a independência de Cuba, que os Estados Unidos se espalhem pelas Antilhas e caiam, com essa força mais, sobre nossas terras da América. Quanto eu fiz até hoje e farei, é em prol disso…».

 

Através de sacrifícios, resistência e graças à solidariedade, nosso povo manteve sua Revolução em todos esses anos. A força do processo não poderia ser explicada sem essa vontade popular. Nem mesmo essa vontade existiria sem o alto nível de participação do povo em seu destino.

 

Porque, é preciso dizer com todas as letras: a única coisa que não foi cumprida no documento Mallory acima mencionado é a derrubada do governo cubano. As punições imaginadas pelo império no cume da crueldade estão sendo aplicadas agora como se fosse uma lei.

 

Quanto à solidariedade, nós todos temos muito a agradecer a vocês por articular o apoio material e a ternura dos povos.

 

E o dizemos hoje, quando é preciso redobrar e multiplicar o apoio à nossa causa, que é a causa da soberania e liberdade dos povos de Nossa América e do mundo.

 

«A verdade e a ternura não são inúteis», disse José Martí. E, embora às vezes pareça que as coisas não podem ser mudadas, que não podem derrotar políticas, nem sacudir impérios, a história da humanidade e a história da Revolução Cubana estão aqui para provar que isso pode ser feito (Aplausos).

 

Cuba é a melhor prova de quanto pode fazer a solidariedade dos povos. Quando o imperialismo nos afastou de Nossa América, expulsando-nos por nossa honra e sorte, da desacreditada OEA, quando estávamos sozinhos no meio do hemisfério, segurando as bandeiras revolucionárias de um continente de rebelião tenaz, o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap) foi fundado aqui (Aplausos).

 

Foi uma ideia de Fidel. Nós não estávamos interessados ??no relacionamento com os governos submetidos ao império, em seu ministério de colônias. Estávamos interessados ??e nos interessa, antes de tudo, a amizade dos povos (Aplausos).

 

A amizade dos povos da América e do mundo foi pressionando os governos. Hoje Cuba mantém relações diplomáticas com mais de 160 países e mais da metade deles também chegaram com solidariedade.

 

Muitos dos líderes políticos e sociais reunidos aqui lembrarão, porque faziam parte deles, a luta hemisférica contra a ALCA, promovida pelo Comandante-em-chefe.

 

Assim nasceu a Campanha Continental contra a ALCA, que mobilizou milhões e conscientizou sobre a necessidade de superar diferenças secundárias para alcançar a unidade de todas as forças e enfrentar o projeto de recolonização imperialista. E o que aconteceu? Nós o derrotamos (Aplausos).

 

A derrota da ALCA, tal como a defesa histórica da Revolução Cubana, são objetivos bem-sucedidos de luta que nos deixam um grande ensinamento: nem fragmentados nem divididos podemos ter sucesso. Trabalhando a partir de tudo aquilo que nos une, podemos construir projetos comuns diante da agressão imperialista e de seus aliados oligárquicos.

 

Contra o bloqueio, continuaremos lutando em todas as áreas. Primeiro aqui, trabalhando, criando e resistindo sem abrir mão do desenvolvimento.

 

O recurso mais valioso de Cuba é o seu povo: imaginativo, alegre, empreendedor, corajoso e criativo.

 

Um povo que é, em primeiro lugar, o arquiteto do trabalho revolucionário nas condições mais adversas.

 

Se nós escolhemos juntos o caminho do socialismo, mesmo quando o império impôs a ridícula teoria do fim da história, é porque somente com o socialismo alcançamos a justiça social e direitos iguais para todos.

 

A unidade em torno desse projeto antiimperialista e libertário, socialista e solidário é a consequência de séculos de luta por um ideal unitário e a confirmação de que devemos tudo à unidade. É por isso que eles insistem em quebrá-la. É por isso que milhões de dólares são aprovados para a subversão política e o financiamento de projetos de recolonização cultural.

 

Eles queriam nos vender, embrulhados em sofisticados papéis de seda e ouropel, um mundo que está explodindo em mil pedaços a poucos passos de nossas fronteiras, em Nossa América, cujos recursos foram imoralmente transferidos para transnacionais na era do neoliberalismo, que agora passa fatura.

 

A receita para sua aplicação inclui convencer as massas de que é a maneira mais rápida e eficaz de alcançar a prosperidade. O mercado cego, mas onipotente, disseram eles, garantirá que os que estão abaixo desfrutem dos benefícios que espontaneamente escorrerão dos chifres da abundância nas mãos das elites. Que zombaria cruel!

 

Foi assim que a desigualdade irritante foi alcançada, o que fez com que 1% da sociedade possuísse mais do que os 99% restantes.

 

A poderosa indústria de publicidade e entretenimento, que movimenta quase tanto dinheiro quanto os negócios de armas ou drogas, construiu o mito do acesso de todos ao mundo dos sonhos de que um dia se torna pesadelo para fazer explodir a raiva popular.

 

Então aparece o vácuo político. Muitos partidos, competindo com as técnicas de marketing pelo poder limitado que o mercado lhes concede para gerenciar as sobras da pilhagem, revelam a falácia da democracia que tem sido buscada como modelo de liberdade. A maioria acessa ao governo sem programas reais de transformação econômica e social.

 

E quando surgem processos para mudar o status quo, o plano de descrédito, o golpe suave, o medo da lei ou a judicialização da política são lançados.

 

Todos os líderes latino-americanos das últimas duas décadas, vencedores dos piores efeitos do neoliberalismo por meio de políticas sociais e inclusivas, foram ou estão sendo sujeitos a perseguições, acusações e até prisões injustas, como a que sofreu 19 meses atrás o líder indiscutível do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Liberdade para Lula! exigimos desta plataforma (Aplausos e exclamações de: «Lula livre!») Liberdade para Lula, agora! (Aplausos.)

 

Vivemos na era das comunicações. Vamos construir juntos plataformas emancipatórias para opor aos colonizadores nossos maiores esforços e energias em busca de um mundo melhor possível.

 

A era da confusão já passou. Nossos povos pagaram caro o preço dos testes econômicos e políticos que apenas trouxeram bem-estar às elites, no estilo do bandido ao comando do império, que acredita que o mundo pode ser comprado e vendido no mercado das ações.

 

As recentes vitórias da esquerda na Bolívia e Argentina, a heróica resistência da Venezuela e Cuba ao cerco econômico total, os protestos anticoloniais que travaram as receitas do mercado não podem nos desmobilizar novamente.

 

A esquerda precisa aprender e finalmente assumir a dura lição desses anos de luta em que a fratura e a desunião enfraqueceram nossas forças e a direita se lançou na reconquista e destruição do que foi feito.

 

Aprecio uma alta representação de jovens neste auditório e nas ruas de Nossa América, onde foi instalado o protesto contra os abusos do neoliberalismo.

 

Ver os jovens se rebelando e lutando por seus direitos e por um destino melhor para seus países é algo estimulante e desafiador ao mesmo tempo (Aplausos). Porque, como Fidel nos ensinou, a luta desta era se expressa acima de tudo no campo das ideias.

 

Para a América Latina e o Caribe, sempre defenderemos a Zona de Paz, proclamada em Havana em 2014, durante os esperançosos dias de plenitude de uma Celac, em declínio hoje.

 

As mobilizações e protestos pacíficos com os quais nossos povos estão reivindicando seus direitos são exemplares. E eles os estão conquistando.

 

Amigos, irmãos, companheiras e companheiros:

 

Em sua bela Declaração de Solidariedade com a Revolução Cubana, vocês deixaram escrito: «Os povos do mundo precisam do exemplo de Cuba» e nos fazem lembrar aquela frase de José Martí que não expira: «Quem se levanta hoje com Cuba se levanta para todos os tempos». Obrigado por dizer e fazer isso! (Aplausos e exclamações de: «Cuba sim, bloqueio não!»)

 

Agradeço profundamente a todos os que vieram, de perto ou de longe, assumindo suas despesas, respondendo a um apelo nascido de si mesmos, a condenar o bloqueio e a articular ações que contribuam para derrotá-lo definitivamente.

 

Agradeço especialmente aos líderes latino-americanos que sofreram e sofrem perseguição e punição por tentarem mudar a história do abuso pela história da libertação de nossos povos.

 

Hoje, queremos reiterar nosso maior apoio e solidariedade ao presidente legítimo da Venezuela, Nicolás Maduro (Aplausos), e à união cívica-militar de seu povo, e ao comandante Daniel Ortega Saavedra e à Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua, também sob ataque (Aplausos e exclamações de: Viva Sandino!).

 

As tentativas persistentes de desestabilização que seus governos enfrentam começam a se espalhar e vemos isso hoje na reivindicação das forças da direita de desconhecer a vitória de Evo Morales na Bolívia, promovendo a violência e ignorando os resultados no que é claramente a articulação de um golpe a ser denunciado (Aplausos e exclamações de: «Eles não vão passar!»).

 

Portanto, a partir daqui, reiteramos nossos parabéns a Evo por sua convincente vitória eleitoral e a Alberto e Cristina Fernández, que abrem uma nova esperança na Argentina (Aplausos).

 

Nossa solidariedade, eficaz e invariável, com todas as causas justas que são travadas na região e no mundo: com a independência de Porto Rico (Aplausos e exclamações de: «Independência para Porto Rico!»), cujo povo conseguiu sustentar sua identidade, bandeira e esforços de independência em mais de cem anos de colonialismo e é um símbolo extraordinário da poderosa resistência cultural da América Latina e do Caribe. Viva Porto Rico livre! (Aplausos e exclamações de: «Viva!»)

 

Também apoiamos a demanda histórica da Argentina para recuperar a soberania sobre as Ilhas Malvinas (Aplausos).

 

Condenamos a intervenção imperialista contra a Síria e, juntamente com vocês, exigimos respeito por sua soberania e integridade territorial (Aplausos).

 

Também ratificamos a solidariedade com as lutas dos povos palestinos e saariano pelo direito à autodeterminação (Aplausos); com o processo de aproximação e diálogo inter-coreano e pelo fim das sanções contra a República Popular Democrática da Coreia e com o processo de paz na Colômbia (Aplausos).

 

Nenhuma causa justa é estranha para nós, e como uma nação que deve parte de sua existência à solidariedade, nunca renunciaremos a sua prática por convicção (Aplausos).

 

Irmãos, irmãs:

 

Vocês fizeram hoje um apelo à unidade das forças políticas e o movimento social e popular da esquerda, para continuar aumentando a conscientização, gerar ideias e se organizar para a luta.

 

Vemos essa luta na batalha pela verdade. Temos que derrotar as mentiras em que guerras de todos os tipos contra nossos povos se mantêm: informar, persuadir, mobilizar, marchar com os pobres da terra, que se cansaram de mentiras e abusos. Propor e criar programas que respondam às demandas mais prementes de trabalhadores, estudantes, camponeses, intelectuais e artistas.

 

O Plano de Ação aprovado confirma que os setores progressistas estão cientes da urgência da unidade, se realmente queremos construir juntos um projeto de emancipação antiimperialista, comprometido com uma integração genuína e muitas vezes atrasada.

 

Em nome de Cuba, queremos reafirmar a vocês que a nova geração de líderes cubanos, formada e educada pela geração histórica de Fidel e Raúl, continua sendo revolucionária, socialista, fiel e martiana (Aplausos), e que não cederemos um milímetro nas nossas posições a favor da independência, soberania e justiça social. E como um elo com os povos que lutam e resistem, sempre teremos a solidariedade como um princípio fundamental, ao qual devemos tanto.

 

É por isso que tornamos nossas as palavras proferidas por Fidel há mais de 50 anos, quando, referindo-se à solidariedade inicial que a Revolução encontrou com sua causa, disse: «O mundo tem sido solidário com Cuba e é por isso que Cuba se sente cada vez mais solidária, todos os dias, com todos os povos do mundo».

 

Em memória de Fidel e Chávez, dois dos grandes nomes de Nossa América, que tivemos a sorte de conhecer, ouvir e seguir na prática mais altruísta de solidariedade, retomamos suas obras como um guia para o novo e desafiador momento que nos espera.

 

Eu acho que todos nós sentimos que as grandes avenidas estão se abrindo onde homens livres agora passam para construir uma sociedade melhor (Aplausos e exclamações).

 

Um mundo melhor é possível, necessário e urgente! Vamos lutar por ele!

 

Até à vitória, sempre!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter