Universitários de Brasília e Membros do Ministério Público participam do Projeto Formadores de Opinião

Entre os dias 13 e 17 de maio, o Exército Brasileiro promoveu o Projeto Formadores de Opinião, com acadêmicos de Brasília e membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, nas organizações militares da área do Comando Militar do Planalto. Os 20 participantes da 12ª edição do programa tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Força Terrestre.

As visitas às organizações militares tiveram início no Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em Brasília. A comitiva percorreu as instalações do CCOMSEx e teve contato com os profissionais que trabalham com a comunicação da Força.

Para o Coronel Lídio Rubens Soares da Cunha, Coordenador do Projeto, esse contato mais estreito com a sociedade é muito importante. “É essencial que a comunidade conheça o seu Exército, principalmente os estudantes de comunicação, pois eles são futuros profissionais que produzirão conhecimento para toda a sociedade”, explicou.

Em Goiânia, Goiás, o grupo visitou o Comando de Operações Especiais e pôde acompanhar a rotina e o preparo dos militares de uma tropa estratégica e especializada. Os participantes conferiram de perto, também, os equipamentos de treinamento, como o Simulador de Queda Livre e o Simulador de tiro.

A estudante de jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Thaís Costa, entende que esse tipo de interação é imprescindível, pois é a oportunidade de a sociedade conhecer um pouco melhor a instituição. “O Exército desempenha tantas funções que eu nem imaginava. Estou impressionada com o que conheci até agora. O treinamento constante dos militares e os equipamentos modernos são questões que eu desconhecia. Sem esse projeto, eu não teria acesso a essas informações", declarou a estudante.

De volta a Brasília, a comitiva conferiu o trabalho realizado pelo Batalhão da Polícia do Exército de Brasília e pelo 1º Regimento de Cavalaria de Guarda. Em Sobradinho, o grupo conheceu como a tecnologia está a serviço da defesa na visita realizada ao Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e ao Comando de Defesa Cibernética.

Já na cidade de Formosa, no Estado de Goiás, o grupo visitou o Forte Santa Bárbara, onde pôde conhecer a estrutura e organização do Forte e o Astros 2020, Programa Estratégico do Exército que busca a dissuasão extrarregional para a defesa do Brasil.

O Colégio Militar de Brasília (CMB) foi um dos destinos da comitiva no último dia do projeto. Os participantes assistiram a uma formatura e conheceram as instalações e o trabalho realizado pelo CMB. Para encerrar a atividade, o grupo foi recebido pelo Chefe do CCOMSEx para uma conversa sobre o Exército Brasileiro.

Desde 2007, o Exército desenvolve esse projeto em regiões estratégicas do país, como a região amazônica e parte do Centro-Oeste. Nesta edição, a parceria com o Comando Militar do Planalto teve como objetivo divulgar as atividades das organizações militares desse comando.

Em Brasília, Banda Marcial do Exército e Recrutinha são as grandes atrações do Programa Momento Cívico

Composta por 60 integrantes, os músicos da Banda Marcial do Exército Brasileiro executaram clássicos nacionais e internacionais e fizeram evoluções coreográficas, no Centro Educacional SIGMA 910 Norte. A atividade fez parte do Momento Cívico do Centro de comunicação Social do Exército, coordenado pela Rádio Verde-Oliva, 98,7 FM, nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal (DF). Esse foi um Momento Cívico diferente tanto para a escola visitada quanto para a Rádio Verde-Oliva.

A presença da Banda Marcial e do Recrutinha, personagem infantil do Exército Brasileiro, mudou a rotina de quase 300 estudantes que não só acompanharam a apresentação como fizeram bonito no hasteamento da Bandeira Nacional e no canto do Hino Nacional que será transmitido pela 98,7 FM.

Além dessas participações, apresentaram-se para a plateia “Os Ases”, do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), que é um grupo que faz movimentos artísticos com armamentos, uma representação da Banda de Música do BGP e, por fim, os alunos puderam conhecer duas Halley Davidson do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O espaço coberto, no qual foram desenvolvidas as atividades, ficou repleto de crianças, militares e pais dos estudantes.

O Centro Educacional SIGMA 910 Norte foi criado com uma proposta de excelência acadêmica para formar e desenvolver em seus estudantes potencialidades intelectuais e socioemocionais. Para a professora Rosa Maria Menna Barreto, coordenadora do Ensino Fundamental 1, o Momento Cívico veio confirmar valores já trabalhados naquela unidade educacional e serviu para colaborar no despertar de sentimentos importantes para a conformação de uma Nação, trazendo mais significado no culto dos Símbolos Nacionais.

Para Eglay Rorato de Oliveira, mãe das trigêmeas: Juliê, Paola e Maitê, as três do segundo ano do Ensino Fundamental 1 no SIGMA, a expectativa da presença do Exército na escola mexeu com suas filhas desde a véspera e, o evento em si só, veio confirmar que valeria a pena essa experiência pela cultura musical apresentada e pelo civismo cultuado. Para as meninas, o Recrutinha teve participação especial.

Segundo o Coronel R1 Manoel Jorge Rodrigues, diretor da Rádio Verde-Olvia FM, realizar esse programa é gratificante. “Chegar a mais de 100 escolas do Distrito Federal e do entorno com o Momento Cívico é trabalhoso, mas recompensador para todos os envolvidos. Como parte do evento, o SIGMA 910 Norte recebeu um kit cívico contendo uma Bandeira do Brasil, um CD de Hinos e Canções e um certificado pela participação no programa da Rádio Verde-Oliva FM.

As escolas do DF que queiram participar do Momento Cívico da 98, 7 FM devem enviar e-mail para verdeolivafm@gmail.com, ou clique aqui [Link].

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter