Painel discute o papel das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e o combate ao crime organizado

No dia 16 de maio, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) sediou o IX Painel sobre Defesa com o tema "O papel das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e o combate ao crime organizado", tendo como objetivo estimular o debate de assuntos relevantes para o meio militar e que despertam o interesse da sociedade.

O Painel teve início com a palestra "Considerações sobre a eficácia das ações de Garantia da Lei da Ordem", ministrada pelo Professor-Doutor Leandro Piquet Carneiro, da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, o Professor-Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, abordou os "Aspectos legais da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro".

Na segunda parte do Painel, os participantes do evento assistiram à palestra "O emprego das Forças Armadas na função policial e combate às drogas no México", ministrada pelo Professor-Doutor Alberto Pfeifer Filho, da USP, e à palestra do General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci, que discorreu sobre as "Tropas paulistas na Operação de Garantia da Lei e da Ordem no Complexo da Maré nos anos de 2014 e 2015".

Voltado para professores e alunos universitários, agentes de segurança pública, militares e colaboradores do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMSE, o Painel contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Fotos: Sd De Lima / CMSE – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter