WOLOSZYN – O Julgamento do Século

ANDRÉ LUÍS WOLOSZYN

Analista de Assuntos Estratégicos

andrewoloszyn@mpf.mp.br  

 

Muitos julgamentos marcaram a história brasileira com grande relevância e, nestes, a absolvição ou condenação dos réus impactaram em um novo direcionamento político para o país. Os historiadores e sociólogos conhecem bem tal contexto e podem aprofundar o tema. Contudo, embora as consequências do resultado final seja similar aos anteriores no que se refere a uma nova era, nenhum ocorreu com tanta magnitude como o do recurso da sentença condenatória de primeiro grau ao ex-presidente Lula, no Tribunal Federal da 45 Região, com direito a palanque, protestos, discurso de lideranças e comício nas horas que o antecederam.

A estratégia principal por trás dessa mobilização era transformar o evento em ponto de partida para a corrida eleitoral à Presidência da República, em caso de modificação da sentença, o que possibilitaria um salvo-conduto a Lula acerca das antigas e futuras acusações.

Aqui residiu a importância do julgamento, que potencialmente poderia viabilizar ou inviabilizar um projeto de poder.

Por outro lado, a densidade das ações pré-evento, promovidas pelas partes interessadas, a influência do julgamento recursal no mercado econômico, a imensa expectativa dos eleitores prós e contras acompanhando passo a passo a exposição de motivos dos votos pela imprensa, somadas às medidas logísticas e preventivas adotadas para permitir o trabalho jurisdicional elevam o evento para o status de julgamento do século no Brasil, nunca registrado na história deste país, como costumeiramente afirma Lula para exaltar os sucessos obtidos no decorrer de seu governo de oito anos.

Também contribuíram decisivamente para esta condição a megaestrutura de segurança, comparada a eventos como os jogos da Copa do Mundo e a Olimpíada, a maciça participação de apoiadores e militantes de movimentos sociais em atos públicos e vigília, ocorridos em diversas capitais do país, a onda midiática que invadiu as redes sociais e a presença da mídia nacional e internacional. Fez lembrar, inclusive, os julgamentos de mafiosos italianos e terroristas nacionalistas na década de 1970, apenas quanto ao clima tenso pela pressão psicológica e possibilidade de confrontos violentos, cujo forte aparato policial era uma característica peculiar.

Inobstante o recurso chamado de embargos declaratórios, será um julgamento que permanecerá nos anais da história política e judicial brasileira, exemplo de que possuímos maturidade

A área de exclusão criada no entorno do Tribunal do Regional Federal /4, mais abrangente que a definida por ação judicial foi marcante. Em plena hora do que seri aum intenso trânsito as ruas estavam desertas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter