Nota DefedsaNet
Incluído vídeo completo da palestra Gen Ex Hamilton Mourão 11 DEZ 2017
O editor
Através de um INFORMEX, com data de 09DEZ2017, o Centro de Comunicação Social do Exército, comunicou que o General-de-Exército Antonio Hamilton Martins Mourão, tinha sido designado como Adido à Secretaria Geral do Exército (SGEx).
Sendo substituído na Secretaria de Economia e Finanças do Exército (SEF) pelo General-de-Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.
Isto após o Ministro da Defesa Raul Jungmann, ter colocado na sua conta do Twitter a mensagem abaixo:
Conversei p/telefone com o sr. Cmte. do EB, General Vilas Boas, sobre o caso do General de Exército Hamilton Mourão e as medidas a tomar.
— Raul Jungmann (@Raul_Jungmann) 9 de dezembro de 2017
A mensagem do Ministro da Defesa, não foi bem-recebida, no meio castrense. Ao contrário da ação do Comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Villas Bôas, através do INFORMEX.
s Interpretações
Logicamente a ação do Comandante do Exército foi pressionada pelo contexto político, externo à Força, porém alguns fatos desgastaram o General Mourão internamente:
1 – Pela segunda vez realiza pronunciamento, no mesmo dia, em que termina, Reunião do Alto-Comando do Exército. Veja a pauta no twitter do Gen Ex Villas Boas
Iniciamos, hoje, a 316 Reunião do Alto-Comando do @exercitooficial. Definiremos o planejamento e consequente execução das atividades no ano de 2018. Temas analisados: Conjuntura, Racionalização, Projetos Estratégicos, Orçamento, Operações, GLO, GVA etc. #ObrigadoSoldado pic.twitter.com/AzjddG3NhW
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 4 de dezembro de 2017
2 – Este fato leva o público a crer, que as opiniões emitidas pelo Gen Ex Hamilton Mourão são compartilhadas ou mensagens de seus pares de Alto-Comando ao público externo;
3 – Uma mensagem, que realmente causa desconforto, foi a tentativa de vincular o apoio da Força Terrestre à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro;
4 – O Comandante do Exército foi claro, após o primeiro evento, que quem fala pela Força Terrestre é ele, o Gen Ex Villas Boas. Como dito no Programa Conversa com o Bial, 19 Setembro 2017;
5 – Muitos membros do Alto-Comando percebem que o Exército Brasileiro, se arrastado para o debate político, pode perder sua inconteste liderança e apoio entre a Sociedade.
6 – Este é o maior Capital Político da Força Terrestre e o que realmente interessa à Nação manter:
"A CREDIBILIDADE DAS FORÇAS ARMADAS COMO ELEMENTO ESTABILIZADOR NACIONAL"
Fora isso, resta perguntar a quem interessa estes curto-circuitos no processo?
Interessante, que a chamada direita, e seus analistas e porta-vozes, comportam-se como se seguissem um roteiro estabelecido pelo PT . Ou melhor, realmente seguem este roteiro, visto as ações e escritos, que só servem para fortalecer as hostes e encorpar os planos emanados desde Havana para o Foro de São Paulo.
Estes olham e sorriem.
Conversei p/telefone com o sr. Cmte. do EB, General Vilas Boas, sobre o caso do General de Exército Hamilton Mourão e as medidas a tomar.
— Raul Jungmann (@Raul_Jungmann) 9 de dezembro de 2017
_________________________________________
Matérias Relacionadas
O caso Mourão e os incendiários da República Link
Gen Ex Mourão – Em palestra critica Temer e seu “balcão de negócios” Link
__________________________________
Apresentação do Gen Ex Hamilton Mourão
Chamada para a Palestra do Gen Ex Mourão no site do Ternuma
UMA VISÃO DAQUILO QUE ME CERCA.
GEN EX ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO
O GRUPO TERRORISMO NUNCA MAIS – TERNUMA
TEM A HONRA DE CONVIDAR SEUS ASSOCIADOS E AMIGOS PARA ASSISTIR À PALESTRA "UMA VISÃO DAQUILO QUE ME CERCA." A SER PROFERIDA PELO GEN EX ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO, SECRETÁRIO DE ECONOMIA E FINANÇAS DO EXÉRCITO, ÀS 20 HORAS DO DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2017 NO AUDITÓRIO DO CLUBE DO EXÉRCITO, SEDE DO LAGO. APÓS O EVENTO SERÁ SERVIDO UM COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO E DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO TERNUMA NO CORRENTE ANO.
A DIRETORIA