Futuros comandantes são orientados no relacionamento com a mídia e gerenciamento de crises de imagem

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) participou da programação de instruções do Curso de Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM), no Teatro Pedro Calmon.

Na noite de 3 de outubro, o Chefe da Divisão de Relações com a Mídia do CCOMSEx, Coronel Alcides Valeriano de Faria Júnior, ministrou palestra sobre o relacionamento com os veículos de comunicação e o gerenciamento de crises de imagem.

O CPCOM traz conteúdos diversos de atualização para cerca de 240 futuros comandantes e é coordenado pelo Gabinete do Estado-Maior do Exército. No início da instrução a cargo do CCOMSEx, o Coronel Alcides falou sobre os altos índices de confiança que a população deposita nas Forças Armadas e sobre o papel fundamental da Comunicação Social para esses resultados.

Em seguida, ele utilizou um estudo de caso e experiências para dar orientações sobre as melhores práticas de gerenciamento de crise, como estreitar o relacionamento com os profissionais de mídia e sempre agir com transparência e profissionalismo.

Ainda foram analisados modelos de notas de imprensa e foram divulgadas as novidades na estrutura do Sistema de Comunicação Social do Exército. Por fim, foram enfatizadas as formas de contato que as equipes responsáveis pela Seção de Comunicação Social dos quartéis podem ter com a Divisão de Relações com a Mídia do CCOMSEx.

Um dos canais é o próprio site do Exército Brasileiro, no qual existe a seção “Imprensa”, que possui informações também para jornalistas, como documentos e avisos de pauta. Para os alunos do Curso, foi uma oportunidade de reforçar conceitos e procedimentos de Comunicação Social.

“Dois pontos que eu destaco é assumir o controle da situação e ser o mais transparente possível, dar o máximo de informações que podem ser prestadas naquele momento”, exemplificou o Coronel Kleber do Amaral Ferreira, designado para comandar a 6ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, que será implantada no final deste ano.

“É sempre bom ouvir falar de novo sobre esses assuntos que são importantes para o comandante, especialmente o gerenciamento de crise”, acrescentou o Tenente-Coronel Vandir Pereira Soares, que irá comandar o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC).

O CPCOM segue até o dia 6 de outubro, com o objetivo de atualizar os alunos sobre legislação e doutrina vigentes e dar orientações sobre procedimentos, operacionais ou administrativos, que deverão ser adotados nas funções no comando, chefia ou direção das organizações militares.

Fotos: ST Edmilson / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter