Hamas e Fatah iniciam negociações no Egito para formar governo

As negociações entre o movimento nacionalista palestino Fatah e o islâmico Hamas começaram nesta segunda-feira no Cairo com o objetivo de formar um governo conjunto e aplicar as bases da reconciliação que assinaram em 3 de maio.

O principal ponto na agenda dos dirigentes de ambos os grupos é chegar a um pacto que os permita formar um Executivo conjunto, segundo a agência de notícias estatal egípcia, Mena.

O chefe da delegação do Fatah, Azzam al-Ahmed, afirmou aos jornalistas no Cairo que na reunião serão estudadas as medidas necessárias para aplicar o acordo de reconciliação que as facções palestinas assinaram em 27 de abril.

Esse convênio estipula a formação de um governo provisório integrado por tecnocratas e a realização de eleições dentro de um ano.

Al-Ahmed acrescentou que durante as conversas desta segunda-feira será acertada a realização de um encontro do comitê encarregado da reforma do Conselho Nacional Palestino (Parlamento).

Ambas as facções também deverão detalhar um programa e elaborar uma agenda para tratar das consequências de sua divisão e do status dos presos palestinos.

O início das conversas entre Hamas e Fatah é fruto do acordo que pôs fim a quatro anos de desavenças.

A disputa se intensificou em junho de 2007, depois que seguidores do Hamas expulsaram as forças de segurança leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, líder do Fatah.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter