James Regan em Paris, Richard Valdmanis em Konna, Mali
e David Lewis, em Dacar
MALI, 26 Jan (Reuters) – As forças francesas e malinesas tomaram o controle do aeroporto e da ponte sobre o rio Níger, em Gao, reduto de rebeldes islâmicos, informou neste sábado o Ministério da Defesa da França.
Tropas francesas e malinesas têm avançado rapidamente na ofensiva contra militantes islâmicos ligados à rede Al Qaeda que se apoderaram da parte norte do Mali, no deserto do Saara. A França interveio no início deste mês no país, a pedido do governo do Mali.
O anúncio do ministério mostrou que as unidades francesas e malinesas estão obtendo progressos rápidos em sua ofensiva em direção ao norte contra uma coalizão de grupos islâmicos que inclui o braço da Al Qaeda no norte africano.
Há duas semanas os jatos e helicópteros franceses estão bombardeando os islamistas em retirada, destruindo seus veículos, postos de comando e depósitos de armas.
O ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, disse que muitos dos veículos dos combatentes islâmicos "e bases logísticas foram destruídos", segundo o site do ministério.
A notícia de que as forças francesas estavam em Gao surge num momento em que Estados Africanos enfrentam dificuldades para pôr em ação uma força de intervenção formada por 6 mil homens, em apoio ao governo do Mali.