Exército não teve ordem para atirar no Egito, diz general

O ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, não ordenou que o exército atirasse contra os manifestantes durante a ação que o derrubou do poder, disse o principal general do país. Field Marshal Mohamed Hussein Tantawi, ministro da defesa de Mubarak durante 20 anos e agora líder do conselho militar, testemunhou no mês passado o julgamento do ex-presidente a portas fechadas.

"Não fomos pedidos para disparar contra as pessoas e nós nunca vamos usar o fogo", disse Tantawi, citado pela Agência de Notícias do Oriente Médio. Os comentários de Tantawi são a primeira indicação do que ele pode ter dito em seu testemunho, o qual, segundo alguns advogados, favoreceu Mubarak. A defesa diz que qualquer depoimento de Tantawi sobre o papel de Mubarak na tentativa de reprimir o levante de 18 dias, no qual cerca de 850 manifestantes foram mortos, poderia decidir o seu destino.

"Meu testemunho no caso do assassinato de manifestantes foi um testemunho da verdade de um homem honesto, que foi um combatente por 40 anos a serviço de Deus e do Egito", disse Tantawi na abertura de uma fábrica na província de Fayyoum. Apesar de a mídia não ter coberto seu testemunhos , os comentários de Tantawi têm circulado na internet e advogados de defesa têm dado a sua avaliação.

Os manifestantes ficaram cada vez mais frustrados com o exército, que foi chamado às ruas quando a polícia perdeu o controle, em 28 de janeiro. Eles dizem que isso tem protegido o ex-comandante e que o uso de leis de emergência será revertido para as mesmas táticas usadas por Mubarak para sufocar a dissidência. O exército rejeitou as críticas e tem respondido às demandas de alterar a lei eleitoral, depois de os partidos políticos dizerem que a versão original teria permitido apoiadores de Mubarak a voltarem ao parlamento. "Vamos levar o Egito rumo à estabilidade, se Deus quiser", disse Tantawi.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter