Tillerson diz que EUA esperam que Rússia honre compromissos com a Ucrânia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, disse nesta quinta-feira que seu país está pronto para trabalhar com a Rússia se encontrar áreas de cooperação em comum, mas alertou que Moscou tem que cumprir os compromissos assumidos em relação à Ucrânia.

"À medida que procuramos um novo terreno em comum, esperamos que a Rússia honre seu compromisso com os acordos de Minsk e trabalhe para amenizar a violência na Ucrânia", afirmou Tillerson aos repórteres depois de se reunir com seu homólogo russo, Sergei Lavrov.

Tillerson disse ter tido um encontro produtivo com Lavrov e que os dois debateram uma série de temas que causam preocupação mútua. Ele não deu nenhum detalhe além de seus comentários sobre a Ucrânia e não respondeu perguntas.

Suas colocações sobre a crise ucraniana vieram a público dois dias antes de uma reunião de ministros de Alemanha, França, Rússia e Ucrânia que deve ocorrer às margens da Conferência de Segurança de Munique.

Tillerson disse que Washington está pronto para trabalhar com Moscou, mas que irá defender seus interesses em áreas em que existem diferenças.

"Quando não estivermos de acordo, os Estados Unidos irão defender os interesses e os valores da América e de seus aliados".

Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que Crimeia não será devolvida à Ucrânia [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter