Coreia do Norte testa o que seria um míssil balístico submarino

A Coreia do Norte testou neste sábado no Mar do Japão o que poderia ser um míssil balístico submarino, informou o ministério sul-coreano da Defesa.

"A Coreia do Norte lançou um projétil suspeito de ser um míssil balístico submarino (SLBM) às 9H30 GMT (6H30 de Brasília) no Mar do Japão, perto da cidade portuária norte-coreana de Sinpo", afirmou o porta-voz do ministério sul-coreano.

"Vigiamos de perto o exército norte-coreano e nosso dispositivo de defesa está preparado", completou a mesma fonte, que não soube informar se o teste foi um sucesso.

Pyongyang tenta há muito tempo desenvolver sua tecnologia de mísseis balísticos submarinos para poder aumentar a escala de seu programa nuclear, o que permitiria seguir além da península coreana.

O regime norte-coreano executou vários testes de mísseis balísticos submarinos que classificou disparos de sucesso, mas as afirmações foram questionadas por especialistas, que sugerem que o país ainda não superou a etapa preliminar, baseada em plataformas submersas.

A Coreia do Norte prepara para o início de maio um congresso de seu partido único, o primeiro em 36 anos. Analistas consideram que o dirigente do país, Kim Jong-un, tentará ressaltar os "êxitos" do programa nuclear norte-coreano.

Neste contexto, o país pode tentar realizar o quinto teste nuclear antes da abertura do congresso.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter