Coreia do Norte se volta para foguete antigo para repetir sucesso passado

O lançamento do foguete pela Coreia do Norte no fim de semana repetiu o sucesso anterior em vez de desbravar novos caminhos, usando um projeto quase idêntico de um lançamento em 2012, disseram especialistas, acrescentando que o país recluso, provavelmente permaneceu anos desde a construção de um míssil nuclear de longo alcance.

O foguete foi baseado em motores retirados de seu arsenal massivo de míssil de médio alcance com base na tecnologia da era soviética e peças elétricas muito rudimentares para ser alvo de um regime global de controle de mísseis, disseram os especialistas.

Coreia do Sul e os Estados Unidos dizem que o lançamento no domingo foi um teste de míssil de longo alcance que viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU que restringem o Norte de usar a tecnologia de mísseis balísticos. Este lançamento ocorreu na seqüência de teste de míssil nuclear da Coreia do Norte em 6 de janeiro, também violando as resoluções do Conselho de Segurança.

A Coreia do Norte diz que o veículo de lançamento de três estágios, chamado Kwangmyongsong, é um satélite de observação da Terra em órbita, informou a Coreia do Sul nesta terça-feira.

Um sinal do satélite ainda não havia sido detectado, disse Seul. Nenhum sinal foi detectado a partir do objeto que a Coreia do Norte lançou ao espaço em 2012.

A Marinha da Coreia do Sul recuperou partes do reforço primeira fase, mas não conseguiu recuperar uma parte significativa como fez em 2012.

Satélite da Coreia do Norte atinge órbita estável, dizem fontes

O satélite lançado pela Coreia do Norte no sábado estabilizou-se em sua órbita ao redor da Terra, disse nesta terça uma autoridade norte-americana e uma segunda fonte familiar com o assunto.

No entanto, acredita-se que o satélite não esteja transmitindo quaisquer dados de volta à Terra, de acordo com a segunda fonte.

O satélite estava, inicialmente, caindo em órbita, mas agora se estabilizou, fazendo esse lançamento ser mais bem sucedido do que o de 2012, que não atingiu uma órbita estável, disse o oficial norte-americano, que pediu para não ser identificado.

Japão impõe sanções à Coreia do Norte depois de lançamento de satélite

O Japão afirmou nesta quarta-feira que vai impor sanções à Coreia do Norte depois do lançamento de um satélite observado por Washington e seus aliados, incluindo Tóquio, como desculpa para o desenvolvimento de tecnologia de míssil balístico que pode ser usado para lançar armas nucleares.

Segundo autoridades do Japão, a remessa de dinheiro para a Coreia do Norte está, em princípio, proibida.

O Japão aliviou algumas sanções sobre a Coreia do Norte em julho de 2014, depois de o governo de Pyongyang ter reaberto investigação sobre o paradeiro de cidadãos japoneses que foram capturados por agentes norte-coreanos há décadas para ajudar no treinamento de espiões, apesar de pouco progresso ter sido alcançado desde então.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter