Londres: Irã testa mísseis capazes de transportar carga nuclear

O Irã realizou testes secretos com mísseis capazes de transportar carga nuclear, afirmou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.

"O Irã também realizou testes secretos de mísseis balísticos e lançamento de foguetes, incluindo testes com mísseis capazes de transportqar carga nuclear em violação da resolução 1929 das Nações Unidas", afirmou Hague em uma audiência na Câmara dos Comuns.

As declarações de Hague acontecem depois que o Irã lançou, na terça-feira, 14 mísseis balísticos de curto e médio alcance, durante um de seus tradicionais exercícios de "defesa" destinados a demonstrar a força do país e a dissuadir Israel e Estados Unidos de atacar a República Islâmica.

Os 'Pasdaran', oficiais da Guarda Revolucionária que controlam o programa de mísseis iraniano, dispararam um "Ghadr" de médio alcance (1.800 a 2.000 km) e outros 13 modelos de curto alcance: "Zelzal" (400 km), Shahab 1 e Shahab 2 (300 a 500 km).

A informação foi revelada pela televisão estatal, que citou o general Amir Ali Hajizadeh, comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária, o exército de elite iraniano.

Os disparos foram efetuados como parte dos 10 dias de "manobras defensivas" iniciados na segunda-feira pela Guarda Revolucionária, que todos os anos executa exercícios deste tipo e que são amplamente divulgados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter