Jornalistas da BBC são atacados no sul da Rússia

Uma equipe de jornalistas da BBC foi atacada enquanto estava gravando uma reportagem na cidade de Astrakhan, no sul da Rússia. Os agressores ainda não foram identificados.

O correspondente Steven Rosenberg, o produtor e o câmera sofreram agressões físicas e tiveram o equipamento quebrado. O material da filmagem que estava dentro do carro usado pela equipe também foi apagado.

A equipe estava gravando no local uma reportagem investigativa sobre os recentes relatos de soldados russos que foram mortos perto da fronteira com a Ucrânia. Encaminhados a uma delegacia próxima, os jornalistas prestaram depoimento por cerca de quatro horas.

A BBC divulgou uma nota de protesto contra as autoridades russas por causa do incidente e pediu a investigação do caso. Segundo a agência estatal russa Interfax, a polícia de Astrakhan abriu um inquérito para apurar o que aconteceu.

Filmagem perdida

A equipe tinha acabado de sair de um café na região quando pelo menos três indivíduos se aproximaram do carro. "Eles vieram nos atacando", disse o correspondente da BBC Moscou Steven Rosenberg.

Os agressores pegaram a câmera, atiraram o equipamento na estrada e depois fugiram. Durante o ataque, o câmera da BBC foi jogado no chão e agredido.

Os cartões de memória com todo o conteúdo gravado na Rússia foram apagados.

A equipe agora já está em Moscou.

A BBC condenou o ato de violência e considerou a agressão "parte de uma ação coordenada para impedir jornalistas credenciados de cobrir notícias legítimas".

Um porta-voz da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OCDE) disse que o ato foi "totalmente inaceitável".

"Estamos testemunhando um sinal claro de ataque à liberdade de imprensa na Rússia", afirmou Dunka Mijatovic, da OCDE.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter