Equador anuncia reunião da Unasul sobre crise na Venezuela

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou na quinta-feira uma reunião de presidentes e chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para tratar da situação política na Venezuela.

O encontro do bloco será realizado na próxima terça-feira no Chile, aproveitando a cerimônia de posse de Michelle Bachelet como presidente do país. A presidente Dilma Rousseff já confirmou que comparecerá ao evento.

A Venezuela convive há semanas com protestos violentos contra o governo, que deixaram vários mortos e centenas de feridos.

"Finalmente vai acontecer uma reunião de presidentes da Unasul, finalmente vai acontecer uma reunião de chanceleres da Unasul, mas para termos essa iniciativa primeiro consultamos o governo venezuelanos por elementar cortesia", disse Correa em entrevista a uma emissora de TV.

Correa não forneceu mais detalhes sobre o encontro dos presidentes, mas garantiu que seu governo vai contribuir para buscar uma solução na Venezuela com base na verdade dos fatos. "Nós vamos tomar partido sobre a verdade e a verdade é que o governo legítimo da Venezuela é o perseguido, que Nicolás Maduro é humanista e que jamais vai ser capaz de reprimir seu próprio povo, e que tentam desestabilizá-lo", acrescentou.

Um policial da Guarda Nacional Bolivariana e um motociclista foram mortos em um confronto com manifestantes de oposição que montaram uma barricada ao longo de uma avenida em Caracas, na última quinta-feira, 06. Com isso, o número de mortos desde o início dos protestos na Venezuela subiu para 20.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter