Eleições Parlamentares na Suécia Reforçam o Gripen NG


Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

As eleições parlamentares suecas realizadas neste domingo(19 Set10), dão um reforço considerável ao caça Gripen NG. A atual coalizão de centro-direita, que governa a Suécia liderada pelo Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt, obteve uma excepcional vitória. É a primeira vez que um governo não-socialista é reeleito na Suécia desde 1930.

Por três cadeiras não conseguiu o controle total do Parlamento (173 de 349 cadeiras), o que significa que terá de buscar uma aliança ou com os Verdes ou com os polêmicos Democratas, que obtiveram 20 cadeiras no Parlamento, e serão representados no Parlamento pela primeira vez. Os Democratas pedem um controle mais rígido nas leis de imigração.

A coalizão liderada por Fredrik Reinfeldt assumiu o comando há 4 anos. Embora afetada em muito pela crise de 2008, a Suécia tem conseguido avançar. É previsto um crescimento de 4% e o deficit será o menor da União Européia.

O governo busca desenvolver áreas de alta tecnologia e é o país que mais tem avançado na tecnologia do Etanol. Inclusive com o emprego do etano em substituição ao diesel e como combustível de aviação.

Atualmente estão em testes caça Gripen com etanol produzido a partir de resíduos de florestas.

O Caça Gripen NG

A gabinete liderado por Fredrik Reinfeldt tem apoiado o desenvolvimento do caça Gripen NG, mesmo contra certas restrições iniciais da própria empresa SAAB.

Para aqueles que acompanham o processo F-X o comportamento dos suecos, e em especial representantes do governo na atual fase F-X2 é surpreendente. De uma forma quase envergonhada e tímida no F-X1 os suecos assumiram uma postura agressiva. De forma jocosa era mencionado que os suecos "saíram do armário".

Um dos grandes apoiadores no Programa Gripen NG é o atual Ministro da Defesa Sten Tolgfors. Esse apoio pode ser medido na entrevista concedida a DefesaNet no mês de Fevereiro no Ministério da Defesa, em Estocolmo. Veja a vídeo entrevista

O reflexo da eleição deste fim de semana na Suécia tem o dom de baixar ainda mais o astral na Chez Dassault. E sinaliza também aos mercados que o Gripen NG tem o apoio formal e explícito do governo da Suécia pelos anos vindouros.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter