AKAER – Entrega primeiro desenho de produção do Gripen NG feito no Brasil

A AKAER enviou à SAAB o primeiro modelo em 3D e desenho de produção 'do Gripen NG, feito em São José dos Campos. Há um ano, foi assinado um contrato entre a AKAER e a SAAB prevendo a participação da empresa brasileira no programa de desenvolvimento do Gripen NG. O objetivo do contrato foi definir as bases de cooperação entre as duas empresas e o apoio a ser dado à Saab no desenvolvimento e na produção da fuselagem traseira e central, das asas e das portas do trem de aterrissagem do Gripen NG.

Imediatamente após a assinatura do contrato, uma equipe de engenheiros brasileiros da AKAER foi à Suécia, onde puderam se inteirar do projeto NG, bem como participar no desenvolvimento e se informar sobre as especificações e os métodos da SAAB, na forma de transferência de tecnologia, por meio de treinamento feito "com as mãos na massa".

Ao mesmo tempo, as instalações da Akaer relacionadas com o desenvolvimento do Gripen NG foram preparadas e certificadas para as atividades' de trabalho, incluindo segurança especial nas áreas controladas, que foram equipadas com sistemas avançados de rede, em conexão direta com a SAAB, na Suécia.

Em 2010, a equipe da Akaer participou da fase de concepção, o que inclui projeto, estresse, ferramental e industrialização. Após isso, a atividade foi migrando, ao longo do ano, para as instalações da AKAER, no Brasil.

O pacote técnico, incluindo o modelo 3D e os desenhos de produção liberados hoje, foi enviado ao banco de dados da Saab, situado na cidade de Linkoping, na Suécia, por meio de um Iink seguro de dados.

A Akaer comanda a equipe brasileira T1, formada pela Inbra Aerospace, Friuli, Minoica e Winstall, todas envolvidas no desenvolvimento da fuselagem traseira e central do Gripen NG, assim como das asas e das portas principais do trem de aterrissagem.

Se selecionado para o Programa F-X2 brasileiro, a produção em série destes segmentos do Gripen NG, tanto para o Brasil como para exportação, será efetuada de forma exclusiva em uma nova instalação, localizada em São Bernardo do Campo.

De acordo com Lennart Sindahl, Vice-Presidente Executivo da Saab e Presidente do Grupo Aeronáutico: "Este primeiro desenho comprova o sucesso da cooperação existente entre as duas empresas, demonstrando ainda o compromisso da Saab e seu investimento na indústria brasileira, como futura parceira. Vemos com otimismo nosso trabalho conjunto no processo de desenvolvimento".

O Presidente da AKAER, Cesar Augusto da Silva, disse: "Este é o primeiro desenho de uma aeronave de combate supersônica desenvolvido no Brasil, assim como uma demonstração do bem-sucedido processo de transferência de tecnologia conduzido pela SAAB. A AKAER tem orgulho de seu envolvimento no projeto e da capacidade demonstrada por sua equipe nesta tarefa plena de desafios".

A Akaer é uma empresa brasileira de engenharia e uma das principais fornecedoras de serviços de desenvolvimento para o setor de defesa e aeroespacial do Brasil, tanto em âmbito nacional como internacional.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter