SAAB amplia cooperação com AKAER do Brasil

Parceiras desde 2007, quando a AKAER foi encarregada de projetar pacotes específicos do Gripen NG, a SAAB e a AKAER anunciam agora a ampliação da cooperação entre as ambas por meio de investimentos financeiros feitos pela companhia sueca na empresa brasileira. O aporte prevê uma participação da Saab em 15% no capital social da AKAER, além do direito a um lugar no Conselho de Administração da empresa.
 
“A AKAER tem feito um progresso excepcional, em termos de engenharia aeronáutica e de realizações comerciais, em um setor da economia altamente concorrido. Juntas, as empresas poderão explorar um número ainda maior de possibilidades comerciais, tanto no Brasil como no exterior. Esta cooperação também será fortalecida, alcançando os objetivos técnicos e comerciais definidos para o projeto Gripen NG, em relação aos atuais pacotes de trabalho”, disse o vice-presidente sênior da SAAB Dan Jangblad.
 
A AKAER continuará sendo uma empresa independente, controlada e administrada por seu fundador e dirigentes brasileiros, com a Saab fazendo parte de seu Conselho de Administração. Esta medida está de acordo com a nova lei brasileira promulgada para a indústria de defesa do País.
 
“A AKAER e a SAAB compartilham sinergias e juntas poderão atender às demandas da indústria aeroespacial por conjuntos aeroestruturais.  Tenho certeza de que nossa parceria garantirá qualidade e negócios a longo prazo", declarou Cesar da Silva, presidente da AKAER
 
Este investimento inaugura uma nova e importante etapa que visa futuros projetos, desenvolvimentos e produção do Gripen NG no Brasil. Outro aspecto estratégico relevante será a maior participação em vários programas brasileiros de defesa e aeroespaciais, bem como um maior acesso ao mercado de exportação.
 
O Brasil representa um importante e crescente mercado para a SAAB e, com esta parceria ampliada, a empresa poderá disponibilizar uma nova geração de capacidades técnicas e militares, concretizando a autonomia do País, em termos de projeto, desenvolvimento e operação.
 
Histórico

As duas empresas são parceiras desde 2007. Em outubro de 2009, a AKAER e a SAAB assinaram um contrato dispondo sobre a participação da primeira no programa de desenvolvimento do Gripen NG. O objetivo do acordo foi lançar as fundações de uma boa relação de cooperação entre as duas empresas, além de conferir suporte ao desenvolvimento e à produção das fuselagens posterior e central, bem como das asas, incluindo as portas principais do trem de aterrissagem do Gripen NG.
 
Logo após a assinatura do contrato, uma equipe de engenheiros brasileiros da AKAER viajou para a Suécia, para que pudessem inteirar-se do projeto NG, visando sua participação no desenvolvimento. Além disso, puderam ainda tomar conhecimento dos requisitos e métodos da SAAB, na forma de transferência de tecnologia, por meio de um treinamento prático.
 
Em 2010, as instalações da Akaer no Brasil foram preparadas e certificadas para as atividades de trabalho relacionadas ao desenvolvimento do Gripen NG, incluindo o estabelecimento de áreas especiais de segurança, controladas e equipadas com avançados sistemas de rede conectados à SAAB, na Suécia. 
 
A equipe da Suécia deu início ao trabalho de desenvolvimento na AKAER, com a abertura de um escritório local da Saab, em São Paulo.  A equipe da Akaer participou da fase de concepção, o que inclui projeto, maquinário e ferramentas, bem como industrialização.  Em 20 de outubro de 2010, a Akaer enviou à SAAB o primeiro modelo em 3D e os desenhos de produção do Gripen NG, realizados em São José de Campos.
 
Sobre a SAAB AB

A SAAB atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil.  A SAAB mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.
 
Sobre a AKAER

A AKAER é uma empresa brasileira de engenharia, em operação desde 1992 nos segmentos aeroespacial e de defesa.  A empresa participou dos principais programas destes segmentos, tanto no Brasil como no exterior, oferecendo serviços de alto conteúdo tecnológico, bem como soluções inovadoras.  Seu principal foco é o desenvolvimento de aeroestruturas, assim como de projetos em regime de turnkey, oferecendo soluções completas com compromisso e criatividade, através de uma equipe tarimbada e treinada.  A AKAER é atualmente reconhecida pelos principais atores do segmento como sendo uma das principais empresas de engenharia do Brasil com operações globais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter