FAB no Esforço pelo Mirage 2000C/B

Matéria publicada originalmente DefesaNet em 04 Agosto 2005

Nota DefesaNet

O Editor de DefesaNet foi convidado pelo Comando da Aeronáutica para assisitir ao evento na Base Aérea de Anápolis.

Correndo contra o tempo e obstáculos, o Comando da Aeronáutica tem realizado uma ação coordenada em vários fronts para viabilizar a aquisição dos 12 Mirage 2000C/B, e tê-los, em operação na FAB, já no 2º Semestre de 2006 . As ações do Comando da Aeronáutica são realizadas tanto, nas áreas externas como no público interno da Força Aérea.

Nesse campo, o próprio Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, foi apresentar dados e detalhes do avião e negociação, e conversar com os pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade que opera os Mirage III, e operará os Mirage 2000C/B, localizada na Base Aérea de Anápolis (BAAN), próxima de Brasília DF.

Acompanhado de membros do Estado Maior, como o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o próximo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto, e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach, além de outras autoridades do COMGAR, do Gabinete do Comandante e da Secretaria de Finanças da Aeronáutica (SEFA). Representante do Tribunal de Contas da União (TCU), também esteve presente. Assim como membros da imprensa que puderam inclusive formular perguntas aos palestrantes e ao Comandante da Aeronáutica.

Essa reunião, além de trazer as autoridades, propiciou uma discussão franca e positiva com respostas a todos os questionamentos apresentados. Perguntas polêmicas tiveram uma reposta, mesmo que não fosse a que o palestrante quisesse dar ou a que a platéia gostaria de ouvir.

A realidade do 1º GDA é crítica. As limitações técnicas e operacionais do Mirage III, até então mantidas reservadas começam a aflorar. Radar com capacidade limitada, o que leva a muitos oficiais e pilotos mencionarem que o avião está "cego".

O que levou ao Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel José Isaías de Carvalho Neto, expressar sua ansiedade, em nome dos pilotos, para ter o mais rápido possível o avião em Anápolis.

O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões será pago em seis parcelas anuais com término previsto para 2010.

O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas em armamentos como: mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2100 km/h.

 

Pontos relevantes da apresentação:

(para detalhes técnicos acesse links no box)

Operação

1 – O Mirage III parará no dia 31 Dezembro 2005.

2- O planejamento de operação das turbinas(Atar) foi realizado de modo a levar em conta o desgaste dos módulos das turbinas, para que todos atingissem um estágio similar, e não fossem alocados recursos na manutenção das turbinas. Custo de manutenção ao redor de 800 mil dólares por turbina.

3 – Até a chegada dos quatro primeiros Mirage 2000C, a defesa do Brasil Central será feita por uma seção de F-5 BR, deslocados para a Base Aérea de Anápolis ( BAAN). Ao que os pilotos chamam de "sensibilidade de pé e mão", será mantida em vôos de AT-26 Xavante.

4 – A quantidade de aeronaves F-5BR que serão movimentadas para Anápolis, foi considerada uma informação operacional restrita, pelo Comandante da Aeronáutica.

5- A informação preliminar é de que o primeiro F-5BR deverá ser entregue ao 1º/14º Grupo de Aviação , Base Aérea de Canoas ( BACO), no início de Setembro 2005.


Características do Mirage 2000C e Negociação

1- O pacote de armas( Magic 2 e Super R-530 D), será negociado em uma segunda etapa.

2- O comando da Aeronáutica não avança sobre possíveis up-grades ou modificações futuras. A primeira meta é ter as aeronaves.

3- Magic 2 performance superior ao Rafael Python 3 , que equipa o Mirage III e F5E/F.

4- O míssil BVR Mica pode ser uma alternativa, porém necessitaria de uma profunda alteração(computador de missão e barramento), o que tornaria a operação muito cara. O custo do míssil mais estes custos tornam difícil fugir da alternativa do míssil Super R 530 D.

5- A integração de armas nacionais, como o míssil MAA-1 Piranha, não é prevista nessa etapa.

6. O Memorando de Entendimento assinado entre a o Governo Brasileiro, através do Ministério de Relações Exteriores, e o Governo Francês, já está na Casa Civil, para envio ao Congresso.

7- É necessária a aprovação pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.

8- O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de Euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões de Euros, será pago em seis parcelas anuais, com término previsto para 2010. Primeira parcela em 2005.

9- Cada aeronave Mirage 2000C/B sofrerá uma revisão de 1.000 horas de vôo. Essa revisão tem o custo avaliado em hum milhão de Euros, segundo o COMGAP.

10- Os aviões só começarão a ser revisados nos Parques de Manutenção Franceses, após a assinatura do contrato.

11- Virão em três lotes, de quatro aeronaves, nos meses de dezembro de 2006, 2007 e 2008. A FAB e o ARMÉE DE l´Air estudam a possibilidade de antecipar a entrega dos quatro primeiros para o mês de agosto de 2006.

12- O gancho é de antecipar a CRUZEX, para que os Mirage 2000 C franceses e brasileiros desfilem, sobre Brasília, no 07 de Setembro.

13- A CRUZEX 2006 é prevista para ser na região do Centro-Oeste. A CRUZEX 2002 foi na região Sul, a CRUZEX 2004, no Nordeste.

14- O avião não tem datalink e sua incorporação não é prevista no momento.

15- Os aviões virão com a aviônica de navegação e combate e sistemas de comunicação.

DefesaNet

Matérias publicadas em Agosto 2005

FAB no Esforço pelo Mirage 2000C/B Link

Mirage 2000 C/B CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS I Link

Mirage 2000 C/B CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS II Link

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