Caro Leitor. Dê a sua opinião no Blog DefesaNet. Link http://www.defesanet.net/blog/?p=212 O Editor |
Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
Após um primeiro semestre morno, para não dizer gelado, incentivado pela própria Presidente Dilma Rousseff, afirmando que o início das tratativas do F-X2 no seu governo, ocorreria só em 2012, o velho conhecido programa F-X2 ressurge.
O primeiro evento oficial, como que o marco da abertura da temporada 2011/2012. Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal foi realizada a primeira Audiência Pública sobre o Programa F-X2, com o Painel onde foi apresentado pela empresa SAAB e membros do governo sueco. Em especial a presença sempre correta do Gen Anders Silwer comandante da Força Aérea da Suécia.
Presentes ao Painel da SAAB:
– Bengt Janér – Diretor-Geral – SAAB Brasil;
– Dan Jangblad – Diretor Estratégico da SAAB;
– Brig. Anders Silwer – Comandante da Força Aérea Sueca; e
– Jan-Erik Lovgren – Vice-Chefe da Agência Sueca para Não-Proliferação e Controle de Exportação.
A Audiência Pública teve como motivo: “Programa de Aquisição de Caças de Superioridade Aérea – conhecido como FX-2,sobre as qualidades do produto, sua adequação às especificações do Comando da Aeronáutica, as condições de transferência de tecnologia e as contrapartidas eventualmente oferecidas”.
O Gripen NG
A presença de representantes significativos da Suécia, em especial o Gen Anders Silwer, mostra a importância do assunto para a Suécia.
Coube ao representante da SAAB no Brasil o Sr Bengt Janér, apresentar em forma direta e em linguagem clara delimitando a parceria oferecida pelo governo da Suécia e em especial a empresa SAAB.
Nas suas palavras uma coparticipação no desenvolvimento do caça Gripen NG, e o compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual entre as empresas SAAB e EMBRAER.
Nas suas palavras uma aprendizagem “on the job“, o meio mais eficaz para transferência de tecnologia.
O Gen Silwer tem agora um avião provado em operações militares. Nas fotos lâmina da apresentação do Major Pierre Ziherl, comandante da Unidade de teste e Avaliação do Gripen (CO Gripen OT&E Unit) e do próprio Gen Silwer.
A operação do Gripen C/D na Operação Karakal tem sido satisfatória onde de um início com 8 Gripens C foi reafirmado pelo Parlamento da Suécia , em 17 de Junho, para 5 caças Gripen por um período de mais 3 meses (até setembro).
O novo cenário
O Senado entretido com os assuntos políticos do momento, não repercutiu devidamente a presença dos representantes suecos. Talvez tenha sido como que um aquecimento para temporada 2011-2012.
Esta temporada não será de forma alguma igual às anteriores. O panorama mudou completamente e as condições estratégicas e as perspectivas, tanto das empresas que oferecem seus caças, como o principal parceiro brasileiro, a EMBRAER Defesa e Segurança são totalmente diversos de antes.
Esperemos pelas próximas duas semanas com o cronograma abaixo:
18 Agosto Boeing F/A-18 E/F Super Hornet
25 Agosto Dassault Rafale
A temporada 2011-2012 exigirá uma reciclagem de conhecimentos de todos os envolvidos e em especial da imprensa e políticos.
DefesaNet F-X2 – Encerrada a Audiência Pública no Senado – Apresentação SAAB Link Dilma diz a sueco que compra de caças ficou para 2012 Link Gripen ultrapassa 160.000 Horas Voadas -Gripen NG avança com novos avionicos e displays Link Determinante de sucesso – o Baixo Custo de Ciclo de Vida do Gripen NG Link Caças gripen Suecos partem para Operação na Líbia |