Operação Ágata/Fronteira Sul fortalece presença do Estado na fronteira oeste do Paraná e de Santa Catarina

A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizaram, no período de 14 a 18 de outubro, a Operação Ágata/Fronteira Sul do 4º trimestre em suas áreas de responsabilidade, localizadas dentro da faixa de fronteira oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

A Operação foi desencadeada em coordenação com as demais Forças Armadas e os diversos órgãos de segurança pública e de fiscalização federais, estaduais e municipais, em ambiente interagências, com o objetivo de fortalecer a presença do Estado na região e atuar contra ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais.

O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.

As ações são realizadas de modo integrado e coordenado entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública e de inteligência, bem como da Secretaria da Receita Federal do Brasil, com ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira do Brasil com a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. Entre os objetivos previstos, além de integrar e articular a atuação, o programa também prevê um maior controle aduaneiro na região fronteiriça.

Fotos: 15ª Bda Inf Mec

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter